Pesquisar este blog

domingo, 26 de março de 2017

Pokémon para 3D&T - Criação de Personagem (Treinadores)


Em manual do defensor, fomos apresentados a ideia de conflitos genéricos para 3D&T. Na pratica, você da um nome diferente para as características de 3D&T e usa para determinadas funções, seguindo uma logica própria, que pode ser usados em um combate abstrato. Para ter uma ideia de como funciona, veja esta matéria de esportes em 3D&T aqui, e tambem pode baixar uma "versão demo" do manual do defensor, embora o livro final seja muito mais rico.

Vamos apresentar aqui uma adaptação deste conceito, para fazer fichas dos treinadores. O objetivo aqui é que eles tenham uma ficha mais flexível, não tendo que investir quase tudo em H .



Agressividade - AGR (Força): é a característica que representa a capacidade de ação e violência do personagem. Ela é testada quando o personagem enfrenta outro, ou precisa vencer um desafio físico (de força ou agilidade). Exemplos de testes: intimidar alguém, levantar peso, correr, vencer um jogo qualquer. De certa forma, representa seu nível na pericia Esportes e as vezes Artes e Manipulação.

Técnica -TEC (Habilidade): basicamente, tudo que seu personagem estudou e treinou. Compreende mais matemática, percepção e conhecimento acumulados. Exemplos de teste: decifrar enigmas, reconhecer perigo, encontrar algo. De modo geral, testes nas pericias Ciências,Crime, Maquinas, Idiomas, Investigação, Medicina e Sobrevivência.

Resistência-RES  : Não muda em relação ao uso tradicional da característica, e soma suas funções as de Armadura. Todavia, treinadores não possuem pontos de vida nem pontos de magia. Eles possuem Pontos Heróicos (PH), que cumprem as funções tanto de PV quanto PM, e seu valor é igual a pontuação do personagem.
Pontos Heróicos extras (1 ponto) Cada vez que você compra Pontos Heróicos extras recebe 2 PHs. Essa vantagem subistitui Pontos de Vida extras e Pontos de Magia extras.
Ao ficar com 0 PHs, você não cai desmaiado nem sofre penalidades, mas cada dano lhe confere pontos negativos (-PN). Quando seu total de -PN for igual ao seu valor maximo de PH, você desmaia.


Charme- CHAR (Habilidade): representa o carisma, sentimento e presença do personagem. Usado quando o personagem tenta manipular outro, ou expressar seus sentimentos. Obviamente, Artes e manipulação se aproveitam muito desta característica.




O mestre decide quais vantagens são permitidas aos treinadores, de acordo com o nivel de realismo que quer dar aos humanos no jogo. Ele também pode decidir usar a classificação de vantagens simples, médias e maiores (vista no Manual do Defensor, pag. 69), ou as regras de nicho de personagem (vista no Manual do Defensor, pag. 70; ou Mega City, pag. 107). Sempre que a vantagem citar o uso de uma caracteristica subistitua por uma equivalente : Força-Agressividade, Habilidade- Tecnica ou Charme, Resistencia-Resistencia, Armadura-Resistencia, Poder de Fogo-Agressividade.

Pontuação dos treinadores


Assim como no 3D&T padrão, é bom se ter uma medida de pontuação para indicar a que aventuras o personagem estará preparado, ou se ter uma ideia de quantas ele viveu. Então, adaptei do livro básico para a realidade Pokémon.
 Novato (4 pontos): você é um treinador ainda em começo de carreira. Possui apenas um Pokémon de 5 pontos, provavelmente seu inicial. Você pode ter até –3 pontos em desvantagens e nenhuma característica acima de 2.

Lutador (5 pontos): você já tem certa experiência como treinador. Já possui dois Pokémons de 7 pontos e pode ter até–3 pontos em desvantagens e nenhuma característica acima de 3.

Campeão (7pontos): você teve muitas vitórias na carreira. Tem três pokémons de 9 pontos e pode ter até –5 pontos em desvantagens e nenhuma característica acima de 4.

Lenda (10 Pontos): Você está no caminho para conquistar as 08 insígnias e já começa a ser notado. Tem quatro pokémons de dose pontos e pode ter até –6 pontos em desvantagens e nenhuma característica acima de 5.



Os limites de quantos pokemon é só para o inicio do jogo, sendo que nenhum treinador pode andar com mais de seis pokémons (caso queira uma desculpa, diga que ele não consegue dar atenção a mais de seis pokémons de forma eficiente, então eles começam a ficar desobedientes).

Nivel de Treinador

A pontuação dos pokémons, é de 2 pontos acima da pontuação do treinador (para simplificar, vamos chamar esse valor de Nível de treinamento (NT). Caso o pokémon tenha uma pontuação inferior a essa, ganha 1 ponto de personagem por vitória até atingir o NT do treinador. Sempre que o pokémon recebe 1 ponto, o jogador também pode reformular a ficha dele, mudando dois pontos dele (tendo 3 pontos para usar, evetivamente).

Nova pericia: Pokémon

Esta pericia substitui animais. Ela lida com todo conhecimento prático e técnico envolvendo pokémons. Os jogadores não podem comprá-la quando criam seus personagens, porém podem comprar especializações.

Exemplos de especializações:
• Cavalgar: Você consegue andar no lombo de pokémons e dar os comandos certos com toques e outros sinais.
• Berrys: você sabe os efeitos que certas frutas causam nos pokémons, e onde encontra-las.
• Veterinária básica: você pode tratar pokémons (fora da batalha), acelerando sua recuperação ou curando efeitos de vantagens (Teste difícil com apenas o equipamento básico, médio se tiver tempo e bom equipamento, fácil no centro Pokémon ou outro lugar próprio). Coisas mais complicadas exigem medicina.
• Tipo---: você pode se especializar em um tipo pokémon, como metal, água, entre outros. Saberá praticamente tudo sobre eles (e quase nada dos outros).
• Pokémons que vivem n@ ---: como o anterior, mas voltado ao ambiente dos pokémons (um peão pode saber tudo dos pokémons da savana/campo, mas nada dos oceânicos)
• Concursos Pokémon: você sabe as regras dos concursos Pokémon, e como preparar pokémons para participar deles.

Opcional: Caso o jogador compre uma especialização, e depois resolva comprar a perícia completa, o mestre poderia lhe oferecer outra especialização adequada, ou converter aquela especialização em 3 pontos de experiência para somar aos que gastaria para comprar a pericia . As especializações são as mesmas de animais.

PS: todos os PJs possuem a perícia treinamento Pokémon e doma. Porém, não pode fazer o macete que citei acima com estas especializações.

Para mais matérias de pokémon, veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenhos animados para 3D&T

A Dragão Brasil 130 trouxe uma matéria adaptando Desenhos animados para 3D&T. Esse era um antigo projeto meu, mas que foi sendo adiado. ...