Em manual do
defensor, fomos apresentados a ideia de conflitos genéricos para
3D&T. Na pratica, você da um nome diferente para as
características de 3D&T e usa para determinadas funções,
seguindo uma logica própria, que pode ser usados em um combate abstrato. Para ter uma ideia de como funciona, veja esta matéria de esportes em 3D&T aqui, e tambem pode baixar uma "versão demo" do manual do defensor, embora o livro final seja muito mais rico.
Vamos apresentar aqui uma adaptação
deste conceito, para fazer fichas dos treinadores. O objetivo aqui é
que eles tenham uma ficha mais flexível, não tendo que investir
quase tudo em H .
Agressividade - AGR (Força): é a característica que representa a capacidade de
ação e violência do personagem. Ela é testada quando o personagem
enfrenta outro, ou precisa vencer um desafio físico (de força ou
agilidade). Exemplos de testes: intimidar alguém, levantar peso,
correr, vencer um jogo qualquer. De certa forma, representa seu nível
na pericia Esportes e as vezes Artes e Manipulação.
Bônus: Durante uma Batalha pokémon, você pode, como uma ação livre, gastar 1PM por ponto em AGR para somar a FA de seu pokémon.
Bônus: Durante uma Batalha pokémon, você pode, como uma ação livre, gastar 1PM por ponto em AGR para somar a FA de seu pokémon.
Técnica -TEC (Habilidade): basicamente, tudo que seu personagem estudou e treinou.
Compreende mais matemática, percepção e conhecimento acumulados.
Exemplos de teste: decifrar enigmas, reconhecer perigo, encontrar
algo. De modo geral, testes nas pericias Ciências,Crime, Maquinas,
Idiomas, Investigação, Medicina e Sobrevivência.
Bônus: Durante uma Batalha pokémon, você pode, como uma ação livre, gastar 1PM por ponto em TEC, e seu pokémon poderá gasta-los em uma vantagem que não tenha FA/FD.
Bônus: Durante uma Batalha pokémon, você pode, como uma ação livre, gastar 1PM por ponto em TEC, e seu pokémon poderá gasta-los em uma vantagem que não tenha FA/FD.
Resistência-RES : Não
muda em relação ao uso tradicional da característica, e soma suas funções as da caracteristica Armadura.
Charme- CHAR (Habilidade): representa
o carisma, sentimento e presença do personagem. Usado quando o
personagem tenta manipular outro, ou expressar seus sentimentos.
Obviamente, Artes e manipulação se aproveitam muito desta
característica.
Bônus: Durante uma Batalha pokémon, você pode, como uma ação livre, gastar 1PM por ponto em CHAR, e seu pokémon recebera esse bônus em sua FD.
Bônus: Durante uma Batalha pokémon, você pode, como uma ação livre, gastar 1PM por ponto em CHAR, e seu pokémon recebera esse bônus em sua FD.
O mestre decide quais vantagens são permitidas aos treinadores, de acordo com o nivel de realismo que quer dar aos humanos no jogo. Ele também pode decidir usar a classificação de vantagens simples, médias e maiores (vista no Manual do Defensor, pag. 69), ou as regras de nicho de personagem (vista no Manual do Defensor, pag. 70; ou Mega City, pag. 107). Sempre que a vantagem citar o uso de uma caracteristica subistitua por uma equivalente : Força-Agressividade, Habilidade- Tecnica ou Charme, Resistencia-Resistencia, Armadura-Resistencia, Poder de Fogo-Agressividade.
Novas vantagens para treinadores
Especialista (1 ponto)- você é especializado em um tipo pokémon (escolhido ao comprar a vantagem), recebendo estes benefícios:
•Recebe um bônus de +1 em testes de perícia envolvendo esses pokémon.
•Diminui a RC (Resistência a captura*) dos pokémon do tipo escolhido em -1.
• Os pokémon do tipo escolhido recebem 2 pontos por vitória (ao invés de 1) até atingir seu NT.
Pontuação dos treinadores
Assim como no 3D&T
padrão, é bom se ter uma medida de pontuação para indicar a que
aventuras o personagem estará preparado, ou se ter uma ideia de
quantas ele viveu. Então, adaptei do livro básico para a realidade
Pokémon.
Novato (5 pontos):
você é um treinador ainda em começo de carreira. Possui um
Pokémon de 5 pontos, provavelmente seu inicial. Você pode ter até
–3 pontos em desvantagens e nenhuma característica acima de 2.
Lutador (7 pontos):
você já tem certa experiência como treinador. Possui dois Pokémon de 7 pontos cada e você pode ter até–3 pontos em desvantagens e
nenhuma característica acima de 3.
Campeão (10 pontos):
você teve muitas vitórias na carreira. Tem três pokémon de 9
pontos e você pode ter até –5 pontos em desvantagens e nenhuma
característica acima de 4.
Lenda (12 Pontos):
Você está no caminho para conquistar as 08 insígnias e já começa
a ser notado. Tem quatro pokémon de 11 pontos cada e você pode ter até –6
pontos em desvantagens e nenhuma característica acima de 5.
Os limites de
quantos pokemon é só para o inicio do jogo, sendo que nenhum
treinador pode andar com mais de seis pokémons (caso queira uma
desculpa, diga que ele não consegue dar atenção a mais de
seis pokémons de forma eficiente, então eles começam a ficar
desobedientes).
*Caso não tenha gostado de minha sugestão, vá para a Dragão Brasil 136, com uma nova adaptação pokémon. Todavia, se não quiser comprar/piratear (essa segunda não, pô!) lhe dou uma opção: use as mesmas caracteristicas tradicionais do jogo, mas com metade da pontuação indicada, aredondada para baixo, e seu NT é igual ao dobro de sua pontuação +1 como pode ver na a tabela abaixo:
Novato- 2 pontos, máximo -1 desvantagem; NT 5
Lutador-3 pontos, máximo -2 desvantagens;NT 7
Campeão-5 pontos, máximo -3 desvantagens; NT 11
Lenda- 6 pontos, máximo -4 desvantagens; NT 13
E se quiser usar as vantagens de treinador, faça essa substituição de características: AGR por F, TEC por H e CHAR por A.
PS: percebeu como usar o termo Nível de Treinamento permite que minhas publicações sejam usadas em conjunto com outras adaptações de 3D&T para pokémon?
Nível de Treinamento
Os seus pokémon podem ter uma pontuação no máximo igual a sua (Para facilitar, vamos chamar esse valor de Nível de Treinamento, ou NT). um pokémon capturado com pontuação inferior ganha 1 ponto por vitória em combate até igualar ao seu NT. Um pokémon acima de sua NT simplesmente não o obedece, e provavelmente tentara fugir.*Caso não tenha gostado de minha sugestão, vá para a Dragão Brasil 136, com uma nova adaptação pokémon. Todavia, se não quiser comprar/piratear (essa segunda não, pô!) lhe dou uma opção: use as mesmas caracteristicas tradicionais do jogo, mas com metade da pontuação indicada, aredondada para baixo, e seu NT é igual ao dobro de sua pontuação +1 como pode ver na a tabela abaixo:
Novato- 2 pontos, máximo -1 desvantagem; NT 5
Lutador-3 pontos, máximo -2 desvantagens;NT 7
Campeão-5 pontos, máximo -3 desvantagens; NT 11
Lenda- 6 pontos, máximo -4 desvantagens; NT 13
E se quiser usar as vantagens de treinador, faça essa substituição de características: AGR por F, TEC por H e CHAR por A.
PS: percebeu como usar o termo Nível de Treinamento permite que minhas publicações sejam usadas em conjunto com outras adaptações de 3D&T para pokémon?
Nova pericia: Pokémon
Esta pericia substitui animais. Ela lida com todo conhecimento prático e técnico envolvendo pokémons. Os jogadores não podem comprá-la quando criam seus personagens, porém podem comprar especializações.
Exemplos de especializações:
• Cavalgar: Você consegue andar no lombo de pokémons e dar os comandos certos com toques e outros sinais.
• Berrys: você sabe os efeitos que certas frutas causam nos pokémons, e onde encontra-las.
• Veterinária básica: você pode tratar pokémons (fora da batalha), acelerando sua recuperação ou curando efeitos de vantagens (Teste difícil com apenas o equipamento básico, médio se tiver tempo e bom equipamento, fácil no centro Pokémon ou outro lugar próprio). Coisas mais complicadas exigem medicina.
• Tipo---: você pode se especializar em um tipo pokémon, como metal, água, entre outros. Saberá praticamente tudo sobre eles (e quase nada dos outros).
• Pokémons que vivem n@ ---: como o anterior, mas voltado ao ambiente dos pokémons (um peão pode saber tudo dos pokémons da savana/campo, mas nada dos oceânicos)
• Concursos Pokémon: você sabe as regras dos concursos Pokémon, e como preparar pokémons para participar deles.
Exemplos de especializações:
• Cavalgar: Você consegue andar no lombo de pokémons e dar os comandos certos com toques e outros sinais.
• Berrys: você sabe os efeitos que certas frutas causam nos pokémons, e onde encontra-las.
• Veterinária básica: você pode tratar pokémons (fora da batalha), acelerando sua recuperação ou curando efeitos de vantagens (Teste difícil com apenas o equipamento básico, médio se tiver tempo e bom equipamento, fácil no centro Pokémon ou outro lugar próprio). Coisas mais complicadas exigem medicina.
• Tipo---: você pode se especializar em um tipo pokémon, como metal, água, entre outros. Saberá praticamente tudo sobre eles (e quase nada dos outros).
• Pokémons que vivem n@ ---: como o anterior, mas voltado ao ambiente dos pokémons (um peão pode saber tudo dos pokémons da savana/campo, mas nada dos oceânicos)
• Concursos Pokémon: você sabe as regras dos concursos Pokémon, e como preparar pokémons para participar deles.
Opcional: Caso o jogador compre uma especialização, e depois resolva comprar a perícia completa, o mestre poderia lhe oferecer outra especialização adequada, ou converter aquela especialização em 3 pontos de experiência para somar aos que gastaria para comprar a pericia . As especializações são as mesmas de animais.
PS: todos os PJs possuem a perícia treinamento Pokémon e doma. Porém, não pode fazer o macete que citei acima com estas especializações.
Para mais matérias de pokémon, veja aqui.
Curti! Só acho mais interessante colocar essas especializações nas Perícias que já existem e não criar uma nova. Por exemplo: Cavalgar: Animais e Sobrevivência; Berrys: Sobrevivência; Veterinária Básica: Animais e Medicina; Tipo: Animais e Investigação; Pokémons que vivem n@ (!?!): Animais e Investigação; Concursos Pokémon: Artes e Manipulação
ResponderExcluir