Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Medabots para 3D&T

Olá. Bem vindo a mais uma adaptação do nosso blog. Atendendo a pedidos, trago Medaboots.

Medabots (メダロット, Medarotto) também conhecido como Medarot, é mais um dos diversos animes de monstrinhos (ou robôs) colecionáveis. A franquia iniciou em um jogo de Game Boy de 97, seguindo o caminho normal de virar anime, mangá, mais games e cair no limbo da nostalgia.

Essencialmente, em medabot estarmos em 2112, e a tecnologia avançou ao ponto de criar ...os medabot, pequenos robôs personalizáveis que servem tanto como companhia como para batalhas. Ao contrário de outros animes de monstrinhos, durante boa parte do anime a importância dos medabot não é exagerada:  eles são apenas brinquedos de alta tecnologia (curiosamente é a tecnologia mais avançada que aparece no desenho), e relativamente baratos para serem tão comuns.

Para essa adaptação usamos as regras básicas de Pokémon para 3D&T. Veja o índice para o material de Pokémon neste blog aqui.

Regras para medalutadores

Medalutadores são os donos de medabots que os utilizam em batalha. Em geral são crianças, com alguns poucos adultos, geralmente usando colans de borracha. Eles usam as mesmas regras de treinadores pokémon (Confira a matéria aqui), com a diferença que não tem Nivel de treinador e não recebem medabots extras de acordo com a pontuação inicial: eles recebem um conjunto completo (uma medalha, um Tinpet, quatro peças de um modelo de medabot e um medawhat) no início do jogo, e precisam pagar 1 ponto para receber mais uma medalha e um Tinpet.


Medabots

Os medabots, como dito acima, é um robô personalizável, montável. É formado por 6 peças.

Tinpet
O esqueleto do medabot, onde serão aclopadas as demais peças. Define a Resistência do medabot. A cada nivel de medalutator:

Novato:R1
Lutador: R2
Campeão: R3
Lenda:R4

Medalha
Na forma de um losangulo com uma jóia e desenho no centro, a medalha contem a personalidade e energia do medabot. Ela contem a ficha básica do medabot, que é um nível menor que a do medalutador (e, obviamente, evolui com ele). Sem medapeças, essa pontuação não se expressa.

Novato:3 pontos
Lutador: 4 pontos
Campeão: 5 pontos
Lenda:7 pontos

PS: no jogo existe diferença entre tinpets e medalhas masculinas e femininas, além das medalhas possuírem tipos. Porém, não me pareceram elementos tão interessantes (e nem tão fáceis de encontrar detalhes), então ignorei.

Medawhat

Aparelho semelhante a um relógio, que permite ao medalutador se comunicar com seus medabots e teleportar suas peças para onde ele está.

Medapeças
São o revestimento do medabot, como sua pele e músculo. São chamadas de cabeça, braço esquerdo, braço direito, pernas.

Cabeça
Reveste o tronco e a cabeça do medabot. Ela possui no geral 2 pontos, adicionados a ficha básica do medabot.


Braço esquerdo e Braço direito
Revestem cada um um braço respectivo. Possuem geralmente 1 ponto cada, adicionado a ficha básica do medabot.

Pernas
Cobrem as pernas e quadris do medabot. Possui geralmente 1 ponto, adicionado a ficha básica do medabot, além de um movimento especial ou concede um bônus de +1 em um destes ambientes: asfalto, floresta, lama, areia,neve,pedras,gelo,campo.

O resultado da soma da ficha básica da medalha mais os pontos das medapeças resultam na ficha final do medabot.

Exemplo: vamos ver o conjunto metabee

Cabeça : H1 e ataque especial Pdf (Fogo)
Braço direito e Braço esquerdo: PdF 1 cada.
Pernas: H1 e +1 de H em florestas.
Assim, o conjunto metabee fica F0,H2,R0,A0,PdF2, Ataque especial PdF (Fogo), H+1 em florestas. Tudo isso se soma a ficha da Medalha.
PS: as medapartes podem possuir "partes" de uma vantagem maior, como invisibilidade. Ou parte dela pode estar na medalha, como uma medalha morcego possuir 1 ponto para completar com a de outra medaparte para comprar a vantagem vôo.

Obviamente existem medapartes mais poderosas, mas elas são raras.

Batalhas
As batalhas de Metadabot são semelhantes as de Pokémon (Confira aqui). Para simplificar, trate a Medaforça como o Bônus de característica de treinador mostrado na matéria de criação de personagens. Ao final de cada batalha, o perdedor deve entregar uma das medapartes de seu medabot ao vencedor.

Existe mais um detalhe: diferente do anime, os medabots vão desmontando ao longo da batalha. O dano é localizado. Os jogadores e mestre devem decidir se as batalhas serão simples (como no anime), ou com dano localizado.

Caso escolham a segunda opção, vamos usar uma regra de dano localizado.
Primeiramente, divida os PVs do medabot em quatro. Cada medaparte recebe uma parte da divisão, sendo que a diferença vai para a cabeça ( um medabot de 10 pontos tera cada medaparte com 3PVs, exceto a cabeça que tera 4PVs). Mesmo que seu medabot não tenha todas as medapartes, cada uma recebe apenas 1/4 dos PVs.
Quando seu medabot atacar, jogue mais um dado. O resultado indica a medaparte atingida.
  • 2,4: Braço direito.
  • 1,3: Braço esquerdo.
  • 5: Pernas.
  • 6: Cabeça.
Quando os PVs da medaparte zeram, ela é desmontada e o medabot perde os bonus dela. Os resultados que indicavam o acerto nela passam para a parte seguinte.
Exemplo: se o medabot adversário perder o braço esquerdo, a tabela fica assim:
  • 2,4: Braço direito.
  • 1,3,5: Pernas.
  • 6: Cabeça .
Se a cabeça é destruída, o medabot é automaticamente derrotado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentinelas: Super heróis brasileiros para 3DeT Victory

Estou de volta, agora no 3DeT Victory. Para a primeira publicação no sistema novo, um remake da adaptação que Sentinelas, os heróis brasilei...