Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de março de 2017

Pokémon para 3 D&T- criação de fichas de pokémon


Pokémons são as grandes estrelas deste cenário. Monstros dotados de certa inteligência (a maioria, pois alguns possuem intelecto superior... e outros são burros feito uma porta) e grandes poderes, não são realmente domesticados, e sim “cativados” pelos seus treinadores. Por isso treinadores são tão importantes: sem eles, a humanidade ficaria sem o apoio destas fantásticas criaturas (sim, eles não são realmente vagabundos cuidando dos próprios interesses). Apesar das suas mil e uma utilidades, as mais populares são as competições, sejam simples batalhas, sejam concursos de beleza.

Nesta adaptação, pokémons funcionam como aliados: eles progridem junto com o seu treinador. Todavia, como regra particular desta adaptação; os pokémons tem um pontuação 2 pontos acima do treinador (esse valor será chamado de Nivel de treinamento (NT), e o treinador não precisa pagar pontos pelos pokémons. É necessario apenas capturar ele.

Existem um bocado de adaptações pokémon, deste a original, que saiu na Dragão Brasil 54. Alguns simplesmeste copiam as fichas que saiu na DB, outros extrapolam para caminhos diferentes.

Aqui, além da pontuação do pokémon ser porporcional a do treinador, usaremos também um calculo baseado no base status do pokémon para atingir a média da especie. Falo média por que não há limite para os pokémons. Eles saem do ovo com 1 ponto e , dependendo do treinador, não tem limites para evoluir.


 Para calcular a média de uma especie pokémon, pegue o status base dela (vista nas melhores pokedex) divida por 100 e multiplique por 2,5. Essa sera a pontuação mediana do pokémons. Os que possuem pontuação inferior provavelmente são filhotes, e os acima estão a caminho de evoluir, ou superaram a média.

Um pokémon evolui quando atinge a pontuação média de seu próximo estágio, com algumas exceções: uso de pedras, horario do dia, etc. Tecnicamente, a evolução é apenas um efeito estético maneiro, mas a ficha do pokémon pode ser totalmente refeita. Claro, as vezes troca/ganha um tipo, ou troca de Abilitie.

Veja o exemplo dos pokémons iniciais :

Bulbassaur: Base status 318/ 100= 3.18 x 2.5= 7.95 (8 pontos)

Charmander: Base status 309/ 100= 3.09 x 2.5= 7.725 (8 pontos)

Squirtle: Base status 314/ 100= 3.14 x 2.5= 7.85 (8 pontos)

Sempre que o valor fracionado (apos a virgula) ser superior a 55, arredonde o total para cima.

Agora que temos os pontos, vamos distribuí-los. Primeiro, as vantagens. Essa é fácil.
Olhe os Moves que o Pokémon aprende e veja as vantagens de 3D&T que podem simulá-los e quais quer que este Pokémon tenha. Veja também a descrição do Pokémon, se outras vantagens lhe seriam interessante; como Vôo, sentidos especiais,etc. Isso vale para desvantagens também.

Agora, as características. Para ver onde o Pokémon teria um valor mais alto, siga essa lógica:
HP=R, ATK=F, DEF=A, SP.ATK=PDF, SP.DEF=A, SPEED=H. Assim, se o ATK for o maior atributo do Pokémon, ele deve ter um bom valor de F.

Também existe a Abilitie do Pokémon. Acesse aqui para saber como adaptar elas.


Exemplos de fichas:

Bulbassaur; F 2,H 0,R 1,A 2,PdF 2. Enfraquecer  (F)
Charmander:F 2,H 2,R1 ,A 0,PdF 2.Enfraquecer  (F)
Squirtle: F 1,H 0,R 2,A 3,PdF 1. Poder oculto (Armadura)

Bulbassaur e Charmander tem growl, um movimento que diminui a defesa do oponente. Por isso dei a vantagem Enfraquecer para ambos (ela é vista em manual do defensor e Mega City. Ela custa dois pontos e permite diminuir a caracteristica de um adversário. Como regra opcional, ela custa um ponto mas sempre diminui a mesma caracteristica).
Squirtle tem refugie, que aumenta a Def. Então, poder oculto, personalizado em Armadura.

Visite esta publicação para fichas prontas de iniciais.

Encantados- Boiúna

Boiúna “Desde os tempos mais primórdios, a Cobra-grande taí! Taí!Taí!” Boiúnas são serpentes encantadas, dotadas de magia e que po...