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segunda-feira, 27 de março de 2017

Pokémon para 3 D&T- criação de fichas de pokémon


Pokémons são as grandes estrelas deste cenário. Monstros dotados de certa inteligência (a maioria, pois alguns possuem intelecto superior... e outros são burros feito uma porta) e grandes poderes, não são realmente domesticados, e sim “cativados” pelos seus treinadores. Por isso treinadores são tão importantes: sem eles, a humanidade ficaria sem o apoio destas fantásticas criaturas (sim, eles não são realmente vagabundos cuidando dos próprios interesses). Apesar das suas mil e uma utilidades, as mais populares são as competições, sejam simples batalhas, sejam concursos de beleza.
Como ditto na regras de treinadores, o treinador recebe uma quantidade de pokemon de acordo com sua pontuação, a não ser que o mestre diga o contrario, com alguma Regra da casa. Eles podem ter uma quantidade de desvantagens igual a metade permitida ao seu treinador.

Nova vantagem unica: Pokémon (-1 ponto)
Use essa vantagem para criar as fichas de pokémon, não apenas para esta mas outras adaptações com criaturinhas colecionáveis (ou não).
Tipo: Youkai - os pokémon são seres misteriosos e fantásticos.
R+1: pokémon são resistentes.
Adaptação: todos pokémon possuem algumas características que os ajudam a sobreviver. Ele recebe dois sentidos especiais, Movimentos especiais ou Especializações de perícia, ou uma combinação entre eles (como um sentido especial e um movimento especial).
Resistência e fraquezas: todo pokémon é forte contra um tipo de dano, e fraco contra outro. Numa campanha de pokémon, os tipos de dano são os tipos pokémon; e devem ser escolhidos dentro das resistências e fraquezas que o tipo do pokémon possui. O Pokémon pode comprar as outras Armaduras extras que tem direito a 1 ponto cada, e adotar as outras vulnerabilidades de seu tipo por -1 ponto cada.As vulnerabilidades não contam no limite de desvantagens, mas você não pode ter mais que uma vulnerabilidade que Armaduras extras.
Imunidades: alguns Pokémon possuem imunidade a determinados golpes. Ao contrario da vantagem padrão de 3D&T, essa imunidade lhe torna imune a qualquer danos daquele tipo pokémon.
Apenas alguns tipos possuem imunidade; e ela é tratada como uma das armaduras extras, podendo ser escolhida gratuitamente ou comprada a mais por 1 ponto.
Inculto e Modelo especial: o mundo humano é estranho aos pokémon.

Dano personalizado
Em uma campanha pokémon, a regra de dano personalizado deve ser usada, podendo se escolher tipos diferentes para dano de Força, Poder de fogo e vantagens que causem dano (Ataque especial, Tiro multiplo, etc). Os tipos de dano podem ser escolhidos entre o tipo do próprio pokémon (ou tipos), e o tipo normal. O mestre também pode permitir que o pokémon tenha acesso a mais um tipo, escolhido entre os tipos de golpes que o pokémon aprende (você pode obter essa informação em sites ou aplicativos de pokédex). Neste caso, seria interessante um roleplay para o pokémon aprender o golpe.
No total um pokémon pode possuir entre 2 a 4 tipos de dano.


 Nesta adaptação, para termos um norte, uma noção de quantos pontos um pokémon terá, usaremos um calculo para medir a média de pontuação (MP) de uma espécie pokémon.
Para calcular a média de uma especie pokémon, pegue o status base dela (vista nas melhores pokedex) divida por 100 e multiplique por 2,5. Essa sera a pontuação mediana do pokémons. Os que possuem pontuação inferior provavelmente são filhotes (um pokémon sai do ovo com 0 pontos), e os acima estão a caminho de evoluir, ou superaram a média.

Um pokémon evolui quando atinge a pontuação média de seu próximo estágio, com algumas exceções: uso de pedras, horario do dia, etc. Tecnicamente, a evolução é apenas um efeito estético maneiro, mas a ficha do pokémon pode ser totalmente refeita, além de alguma vezes ganhar um novo tipo. Lembre que um pokémon tem pontuação máxima igual ao NT de seu treinador, e se tiver pontuação inferior a esse valor recebe 1 ponto de personagem por vitória.

Veja o exemplo de alguns Pokémon iniciais :

Bulbassaur: Base status 318/ 100= 3.18 x 2.5= 7.95 (8 pontos)

Charmander: Base status 309/ 100= 3.09 x 2.5= 7.725 (8 pontos)

Squirtle: Base status 314/ 100= 3.14 x 2.5= 7.85 (8 pontos)

Sempre que o valor fracionado (apos a virgula) ser superior a 55, arredonde o total para cima.

Agora que temos os pontos, vamos distribuí-los. Primeiro, as vantagens. Essa é fácil.
Olhe os Moves que o Pokémon aprende e veja as vantagens de 3D&T que podem simulá-los e quais quer que este Pokémon tenha. Veja também a descrição do Pokémon, se outras vantagens lhe seriam interessante; como Vôo, sentidos especiais,etc. Isso vale para desvantagens também.

Agora, as características. Para ver onde o Pokémon teria um valor mais alto, siga essa lógica:
HP=R, ATK=F, DEF=A, SP.ATK=PDF, SP.DEF=A, SPEED=H. Assim, se o ATK for o maior atributo do Pokémon, ele deve ter um bom valor de F.


Exemplos de fichas:

Bulbassaur: F 2(Grama),H 0,R 2,A 2,PdF 2(Venenoso).
Enfraquecer (F), Sentidos especiais (Audição aguçada, Olfato aguçado),Inculto,Modelo especial.
Charmander: F 2(Normal),H 2,R2 ,A 0,PdF 2(Fogo).
Enfraquecer (F), Sentidos especiais (Olfato aguçado,Visão aguçada)Inculto,Modelo especial.
Squirtle: F 1(Normal),H 1,R 2,A 3,PdF 1(Água).
 Movimento especial (Natação, Queda lenta) Poder oculto (Armadura), Inculto,Modelo especial.

Bulbassaur e Charmander tem growl, um movimento que diminui a defesa do oponente. Por isso dei a vantagem Enfraquecer para ambos (ela é vista em manual do defensor e Mega City. Ela custa dois pontos e permite diminuir a caracteristica de um adversário. Como regra opcional, ela custa um ponto mas sempre diminui a mesma caracteristica).
Squirtle tem refugie, que aumenta a Def. Então, poder oculto, personalizado em Armadura.
Os sentidos especiais escolhi meio que aleatoriamente. No caso de Squirtle, além da Natação, achei que queda lenta combinava por que ele entra dentro do casco, então não se machuca muito ao cair (e se quiser exagerar, ele pode manobrar o casco e cair com estilo).

Armaduras extras e Vulnerabilidades

A seguir, confira as relações entre os tipos e suas Armaduras extras/Vulnerabilidades e Imunidades.

Regra opcional: Armadura 0
Personagens com Armadura 0 e Armadura extra recebem +1 na FD ao se defender contra o dano.
Personagens com Armadura 0 e Vulnerabilidade recebem -1 na FD ao se defender contra o dano.


Água: 
Armadura extra: Metal, fogo,água, gelo.
Vulnerabilidade: Grama , elétrico.



Dragão:
Armadura extra : Fogo, água, grama, elétrico.
Vulnerabilidade : Gelo, dragão, fada.



Eletrico:
Armadura extra: Voador, metal,elétrico.
Vulnerabilidade: Terra,



Fada
Armadura extra: Lutador,inseto, noturno.
Vulnerabilidade: Veneno, metal.
Imunidade: dragão.


Fantasma
Armadura extra: Veneno, inseto
Vulnerabilidade: fantasma, noturno.
Imunidade: Normal, lutador



Fogo
Armadura extra:inseto, metal, fogo, grama, gelo, fada.
Vulnerabilidade:Terra, pedra,água, 



Gelo
Armadura extra: gelo.
Vulnerabilidade: Lutador, pedra.metal, fogo


Grama
Armadura extra:Terra,agua, grama, elétrico.
Vulnerabilidade:Voador, veneno, fogo, gelo, inseto.


Inseto
Armadura extra:lutador,terra, grama.
Vulnerabilidade:voador, pedra,fogo.


Lutador
Armadura extra:Inseto, pedra, noturno.
Vulnerabilidade:Voador, psíquico.

Metal:
Armadura extra:Normal, planta, gelo, voador, psíquico, inseto, pedra, dragão, metal, fada.
Vulnerabilidade:Fogo, lutador, terra.
Imunidade: Venenoso.

Normal
Armadura extra:Nenhuma.
Vulnerabilidade:Lutador.
Imunidade: Fantasma.

Noturno
Armadura extra: Fantasma, noturno.
Vulnerabilidade: Lutador, inseto.
Imunidade: psíquico

Pedra
Armadura extra: Normal, fogo, venenoso, voador.
Vulnerabilidade: Água, planta, lutador, terra, metal.


Psíquico
Armadura extra: Lutador, psíquico.
Vulnerabilidade: Inseto, fantasma, noturno.


Terra
Armadura extra: Venenoso, pedra.
Vulnerabilidade: Água, planta, gelo.
Imunidade: Elétrico.

Venenoso
Armadura extra: Grama, lutador, venenoso, inseto, fada.
Vulnerabilidade:Terra, psíquico.


Voador
Armadura extra:Planta, lutador, inseto.
Vulnerabilidade:Elétrico, gelo, pedra.
Imunidade: Terra.



Vamos rever as fichas que montamos, agora considerando as Armaduras extras/Vulnerabilidades

Bulbassaur: F 2(Grama),H 1,R 2,A 2,PdF 2(Venenoso).
Armadura extra: Água, grama, elétrico.
Vulnerabilidade:fogo, gelo,psíquico,voador.
Enfraquecer (F), Sentidos especiais (Audição aguçada, Olfato aguçado),Inculto,Modelo especial.
Charmander: F 2(Normal),H 2,R2 ,A 0,PdF 2(Fogo).
Armadura extra:inseto, metal, fogo.
Vulnerabilidade:Terra, pedra,água, 
Enfraquecer (F), Sentidos especiais (Olfato aguçado,Visão aguçada)Inculto,Modelo especial.
Squirtle: F 1(Normal),H 1,R 2,A 3,PdF 1(Água).
Armadura extra: fogo,água.
Vulnerabilidade: Grama , elétrico.
Movimento especial (Natação, Queda lenta) Poder oculto (Armadura), Inculto,Modelo especial.

Perceba o bulbassaur tem uma vulnerabilidade a mais que armaduras extras, e esse ponto extra pus em Habilidade. Os outros tem uma quantidade igual, e não tiveram mudança nas fichas.Ao montar seu pokémon, pode fazer a combinação Armadura Extra/Vulnerabilidade/Imunidade que quiser, dentro das opções, claro.

Para mais matérias de pokemon, visite o índice.

Um comentário:

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