Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Adaptação: Hi-Brazil para 3D&T

Hi-Brazil é um cenário lançado pela editora Daemon, em 2004, de autoria de Marcelo Del Debbio. A proposta dele é apresentar uma versão fantástica da América do Sul. Elementos clássicos de fantasia se mesclam com os de nossa mitologia, folclore, mídia/cultura pop e politica.

O livro costuma ser muito criticado. Geralmente apontam a falta de seriedade dele, se esquecendo que é, no fundo, uma paródia. Não é um cenário para ser levado a sério (o que combina bem com 3D&T).
Outros apontam um ou outro erro histórico, ignorando o fato do livro ser uma visão fantástica da américa latina, não faria sentido ser igual. Até pode se argumentar a presença/falta deste ou daquele personagem; mas isto é uma questão pessoal e de pesquisa (2004 não era tão polarizado ou informado quanto os dias de hoje).

Sou fã do cenário. Já o desprezei em alguns momentos, mas a pedido dos leitores o adaptei, e ao reler o material mudei minha visão sobre ele. Ainda sinto falta de mais doses de folclore e do Rio grande do Sul, meu estado, no cenário (ele não é bem trabalhado); mas, bem, o trabalho do mestre é reconstruir o universo ficcional. Um cenário sempre é uma proposta, não um trabalho final.

Nesta adaptação você encontrara o mínimo para se jogar no cenário. Para informações mais completas, você pode adquirir a Dragão Brasil 101, que possui um ótimo resumo, ou o próprio livro, ainda encontrado em sebos e as vezes relançado pela editora.

Veja na lista abaixo os Links para as publicações desta adaptação:
Reinos
Vantagens Unicas (Raças)
Pagina do Facebook
NPC: Don Zeca I.Xão
Pellé, o conquistador

Mas, antes de entrar no cenário em si, vamos entender o por que Hi-Brazil é uma versão fantástica do Brasil. Já ouviu falar de “Arcadia”?

Arcádia, o Multiverso

Arcádia, também chamada de multiverso; é a dimensão dos sonhos, da imaginação. Ela surgiu da junção da imaginação de todos os seres humanos (e talvez além). Sempre que alguém imagina algo, isso existe em Arcádia. Mas apenas enquanto esse alguém imagina. Porém existem histórias, criaturas, lugares, que são imaginados por muitos. E toda essa, digamos; “força de imaginação” cria mundos, ou bolsões, dentro de Arcádia, reunindo histórias, locais e personagens, geralmente ligadas entre si.

Por exemplo, todas as histórias da mitologia Grega, como os doze trabalhos, de Hércules, a Odisseia, Guerra de Troia, e de outros heróis e deuses geraram o mundo que chamamos de Velha Arcádia. Lá podemos encontrar Hércules, Perseu, Andrômeda, as górgonas, as parcas, Prometeu, entre outros, além do próprio Monte Olimpo e os deuses gregos.

Os habitantes desses mundos, em sua maioria, não tem ciência de que seriam fruto de imaginação; vivendo suas vidas, pacatas ou fantásticas. Eles não estão presos ao seu mundo original, podendo viajar entre eles. Isso pode ser feito de muitas formas. O mar liga quase todos os mundos (na verdade, ele próprio é um mundo/bolsão). Os reinos subterrâneos também, sem contar o próprio céu. Portais também são uma possibilidade. Alguns mundos são ligados entre si, como no exemplo de velha Arcádia; que é próxima ao Antigo Egito. A seguir, veja alguns exemplos de mundos que existem em Arcadia.

 Afrika

É o mundo da mitologia africana, seja dos povos nativos ou da cultura pop. Aqui existem florestas e savanas ricas em animais magníficos e ferozes. Tribos bantô caçam e pastoreiam nas savanas, enquanto yourubas erguem reinos ricos em ouro e marfim (ou de Vibranium). Na floresta os pigmeus se escondem e você pode ouvir o grito do Tarzan anunciando sua chegada.

Fairyland
É a terra dos contos de fadas. Mergulhada numa visão idílica da idade média, com príncipes valentes e princesas encantadoras. Fadas e animais falantes habitam as florestas. Mas essa beleza escondem bruxas cruéis, dragões gananciosos, ogros e trolls canibais, entre outros perigos.

Índia
É um dos locais mais antigos da Arcádia. Repleta de florestas tropicais, que escondem templos e cidades perdidas, como Shangri-la.

Londinum
É o mundo da Inglaterra vitoriana, com acesso a tecnologia steanpunk e magia. Aqui você pode encontrar Sherlock Holmes, Professor Moriath, Aliester Crowley, Madame Blavastky entre outros, incluindo a Rainha Vitória. Londinum é o mundo que mais entra em contato com outros.

Midgard
Protegida pelos deuses nórdicos, Midgard é a terra dos Vikings e sua mitologia. Uma terra gelada e inóspita, de onde drakkars partem para pilhar navios de todo multiverso.

Nova Arcádia
É um dos maiores mundos, habitada por diversos tipos de raças e povos. Suas rotas,  navios e portais mágicos chegam em todos os lugares. Acaba assumindo uma posição central no Multiverso.

Reinos das 1001 noites
É a terra dos contos árabes; com bazares, sultões e gênios. Suas caravanas levam produtos de todo Multiverso.

Reinos de fantasia
Todos os mundos ficcionais existem em Arcadia. Isso inclui Arton, Narnia, Moreania, a Terra-Média, Abeir-Toril, Oerth, entre outros.

Reinos de Jade
É a versão fantástica da grande Ásia, do extremo oriente, e os reinos que formaram a China.

Reinos do Sol nascente
É o Japão fantástico, com seus samurais, ninjas, youkai e godzilla.

Reinos Históricos
São reinos que representam períodos históricos da terra. São vários, cada um refletindo uma região e período. Porém, eles refletem o que se imagina sobre eles, não exatamente o que ocorreu. Magos que falham em magias de viagem no tempo podem vir parar aqui.

Reinos subterrâneos
Os reinos subterrâneos são um grande conjunto de cavernas e galerias que se encontram no subsolo de toda Arcádia, representando o subconsciente humano. É habitado por diversas raças subterrâneas, como anões, elfos negros, além de outros. É muito perigoso, pela presença de demônios, vermes gigantes, trolls, dinossauros, entre outros monstros.

Reinos oceânicos
O oceano conecta todos os mundos, mas ele próprio é um mundo em si; com seus piratas, ilhas misteriosas e impérios submarinos.

Velha Arcádia
É a terra da mitologia antiga, lar de Zeus e os deuses Olimpianos. É conectada a outros mundos antigos, como Egito e Suméria.

Assim, Hi-Brazil se trata realmente de uma versão fantástica do Brasil. Existem outros mundos baseados no Brasil, mas Hi-Brazil é o mundo que existe para interagir com outros mundos de fantasia, representando como esses seres fantásticos interagiriam com elementos da América do Sul. Os magos de Trevas, o gigantesco cenário de horror que Del Debbio criou e onde Hi-Brazil e o conceito de Arcádia estão inseridos, o definiriam como um mundo criado pelos pensamentos de rpgistas e habitantes de Arcádia sobre a América Latina.

Para uma explicação mais completa sobre Arcádia, acesse a Wiki da editora Daemon

Bonus: Novos mundos

Os mundos apresentados acima são oficiais, encontrados nos produtos da Editora Daemon. Os abaixo são criações minha, para preencher alguns nichos ou idéias que senti falta, e não quebre a cabeça procurando o sentido. Ele não existe, faz parte do conceito de anacronismo e paródia do cenário.

Mar do Carribe

Uma ponte estreita de terra liga  Hi-Brazil e Amérikha cercada de ilhas tropicais. É o paraíso dos piratas, que encontram esconderijo fácil aqui. A região também possui muitas cidadelas (e ruínas) Maias. Entre suas ilhas se destaca Jha-Maica; Aití ,capital do Voodu; e Khuba, ilha-covil do dragão Fidell, que trouxe a revolucion, libertando a ilha das garras das Republicas unidas... e colocando nas dele*.

AmériKha**

Terra irmã de Hi-Brazil, e quase tão confusa. Aqui temos a  República Asteca de cinco de Maio, mescla da cultura Maia e Ibérica, governada atualmente pelo presidente Quetzalcoatl. As Republicas unidas da Amérikha (URA) estavam ascendendo como grande potência, mas uma guerra civil explodiu entre o Sul escravista e o Norte industrial, para desespero do Presidente Tio San. Isso atrapalhou o avanço para o West selvagem, o tornando uma terra quase sem lei. Ah, e tem o Ka-Nadha, onde está a Luisa.

Velho Continente

Equivalente a europa pré-primeira guerra mundial num cenário Steanpumk. Londinum (é, o citado acima) e Parisius duelam entre si pela hegemonia econômica e cultural, enquanto Luzitânia e os Reinos Ibéricos buscam se recuperar da perda dos mesmos. Os Principiados da floresta negra rumam para se tornar um único grande reino (A Germânia), enquanto os estados dos Bálcãs se dividem cada vez mais, sendo vítimas fáceis do Czar.

Poranduba e a Grande Tartaruga

Muito mais afastados e difíceis de encontrar, Poranduba e a Grande Tartaruga são os mundos onde vivem as lendas dos nativos americanos.  Poranduba (histórias fantásticas em Tupi) é o equivalente a América do Sul; e a Grande Tartaruga, a do norte. Embora esses mundos já tenham sido desc...encontrados (pois os europeus já fazem parte do imaginário nativo), aqui os estrangeiros não conseguiram avançar sobre os dominios dos nativos, se limitando a pequenos fortes onde negociam com eles (pense no período entre 1500-1530, antes das capitanias hereditárias).

*Ui, estamos fazendo crítica política.
**F#ck Yo#. É, vou chamar de Amérikha mesmo. Nem foi os nativos que deram o nome. Por isso botei a Grande Tartaruga e Poranduba.

Sim, é o Lula versão cavaleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentinelas: Super heróis brasileiros para 3DeT Victory

Estou de volta, agora no 3DeT Victory. Para a primeira publicação no sistema novo, um remake da adaptação que Sentinelas, os heróis brasilei...