Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Encantados- Cuca-fera

Cuca-fera

“Primeiro eu como uma perninha. Depois a outra. Aí é um braço de cada vez. Então finalmente como a cabeça e por fim o resto.”
Alguma cuca-fera descrevendo o ritual da criancinha.

Em Portugal, cuca (coco no masculino) é um termo para diversos criaturas malignas. Assim, cuca pode ser uma bruxa,um monstro, uma assombração, etc. O nome da criatura costuma ser cuca mais alguma coisa, como a cuca-loba, uma loba que ronda povoados que pode simular a voz humana. Ela chama incautos para embosca-los e devora-los.

O mais terrível desses monstros é a cuca-fera.

Também chamada de tarrasque, é uma criatura enorme, mistura de dragão, tartaruga e outras criaturas. Por exemplo, costumam ter cabeça de dragão, humana (ou algo parecido), ou de leão. O casco costuma ter espinhos, e 3 pares de patas são comuns.

Se escondem tanto em cavernas quanto em lagos. Dormem apenas uma noite a cada sete anos. É um ser irritadiço e cruel, e seu urro atinge léguas de distância. Adora devorar crianças, principalmente as mal-criadas.

Cuca-Fera,Youkai,25S
F6,H2,R6,A5,PdF5(Fogo).
60PVs,30PMs

Sentidos espaciais (Audição aguçada, Detecção: crianças malcriadas, Faro aguçado).Modelo especial, Monstruoso.

Anfíbio: Cuca-feras podem se movimentar e respirar normalmente dentro dágua.
Atroz: Cuca-feras possuem Rx10 PVs e Armadura extra contra dano Físico.
Insônia: Cuca-feras são imunes as magias Sono, Desmaio, Coma e efeitos semelhantes.
Refúgio: Cuca-feras podem se esconder dentro do casco. Isso consome uma ação completa por turno. Enquanto está assim ela tem invulnerabilidade contra dano físico e Armadura extra contra dano de energia.
Urro: Cuca-feras podem lançar a magia Pânico através de um urro, e atinge qualquer um que a veja. Personagens surdos são imunes a esse efeito.

Bastidores: pesquisei um bocado sobre a cuca-fera. É um montro popular na europa. O que você está lendo tem um quê de ajustes, mas eu realmente tenho a impressão que cuca/coco é um termo genérico para bicho-papão. São mitos que se originam no medo infantil, e geralmente não tem forma definida, o que explica ter tantas cucas. A propósito, não sei por que a cuca do sítio tem cara de jacaré, mas antes de Lobato a cuca não tinha forma específica no Brasil, embora geralmente fosse tratada como bruxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentinelas: Super heróis brasileiros para 3DeT Victory

Estou de volta, agora no 3DeT Victory. Para a primeira publicação no sistema novo, um remake da adaptação que Sentinelas, os heróis brasilei...