Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Encantados- Saci

"Isso na peneira é um Xis, não uma cruz!"
Dean Winchester, caçador sobrenatural

Sacis são duendes que parecem meninos negros com apenas uma perna (as vezes esquerda, outras direita e em alguns a perna vem do meio do tronco) e que usam carapuças vermelhas e cachimbo. Dentro deste "padrão" o saci pode aparecer de diversas formas, das mais simpáticas as mais horrendas.
Travessos, sacis adoram pregar peças e fazer pequenas maldades, como esconder objetos, assustar animais, etc. São muito comuns em áreas rurais, embora a cidade não os intimide.


Entre as habilidades mais conhecidas  estão uma grande força (dando surras em quem o desagrada) e se transformar em redemoinho e pássaros. Poucos sabem , mas sacis são conhecedores do poder das plantas medicinais, e alguns acreditam que são seus protetores.

O saci pode nem sempre ser mal, mas é um ser das trevas,
então símbolos sagrados o afastam. Tanto que isto é utilizado para captura-lo. O modo mais conhecido é o da peneira. Primeiro se consegue uma peneira com uma cruz bem visível em seu interior (é possível improvisar com objeto semelhante). Daí se joga encima do saci, geralmente quando está na forma de redemoinho (difícil achar saci de outra forma), tentando prender ele contra o solo. O saci tentará escapar da cruz, buscando uma saída.
Agora o caçador pode tentar enfiar a mão e pegar sua carapuça (3D&T:Teste difícil de H, ou médio de Crime ou Investigação).Também pode colocar o bico de uma garrafa embaixo da peneira. O saci estará tão desesperado pra sair que irá entrar na garrafa. Imediatamente se deve fechar ela com uma rolha marcada com uma cruz (a cruz o impede se fugir). Depois de capturado, o saci estará está disposto a negociar sua liberdade, e a carapuça, se conseguiu roubar dele.

Saci,Youkai, 9N 
F 2,H 3,R 2,A 1,PDF 0.
Especializações:  Furtividade, Herbalismo, Punga.
Desvantagens: Insano- Fobia (simbolos sagrados), Fetiche (carapuça).

Redemoinho: gastando 2 PMs um saci pode se transformar em um redemoinho. Em forma de redemoinho ele tem F0, H+1 e aceleração, além de ser imune a dano físico.

Travessuras: o saci pode lançar as seguintes magias: Pequenos desejos, que usa para azedar o leite, gorar ovos, sumir pequenos objetos, etc; Transformação, para virar diversos tipos de pássaros; Pânico, para apavorar os incautos, e Maldição das trevas, quando se sente criativo.

Tesouros:
Carapuça (5 PEs): se você conseguir tirar a carapuça de um saci, ele perde seus poderes e fará de tudo para a ter de volta. Porém, sem ela ele não pode usar os poderes redemoinho e travessuras. Lembre que o saci pode ser vingativo com quem rouba sua carapuça.

Cachimbo (5 PEs): com o cachimbo do saci (roubado ou dado de presente) alguem com a perícia Herbalismo (de Medicina ou sobrevivência) pode criar "fumos" com plantas medicinais que equivalem à poções sem a necessidade da vantagem Alquimista.



Usando o saci: o saci é divertido tanto como um encontro aleatório (Ei, tem fogo aí?) como parte de uma trama elaborada. Lembre também que não é o saci, são os sacis, então você pode usar versões diversas dele.

Bônus 
Kit: Colecionador de sacis

Função: Dominante
Pré-requisitos: Ciências ocultas, ter capturado um saci e se tornar amigo dele, Maldição: Alvo de travessuras (0 pontos). Os sacis vivem aprontando com o colecionador, azedando seu leite; assustando sua montaria, escondendo seus objetos. Porém, nada muito pesado.

Muitos tentam capturar sacis. Alguns o fazem para ter como escravo. Outros como um esporte ou troféu.
O colecionador de sacis não se contenta com isto. Ele é um estudioso deste (e de outros) encantados. Sabe como captura los, mas também sabe onde eles surgem, sabe seus diferentes tipos, seus costumes e gostos, entre outras curiosidades. Acaba ganhando a simpatia deles, que as vezes lhe ajudam. E atrapalham.

Folcloripédia: o colecionador não entende apenas de sacis, mas de diversas criaturas sobrenaturais. Você recebe a vantagem Inimigo (Youkai), mas o bônus em Perícias é de +3.

Saci, eu escolho você!: o colecionador pode chamar um saci para ajuda-lo. Funciona como a magia Criatura Mágica Superior, mas o saci age sozinho e não tem restrição de Vantagens (ele também tem o poder Redemoinho e Travessuras, mas não usará a magia Maldição das trevas).  O saci faz o que lhe é pedido e depois vai embora. O colecionador deve deixar uma oferenda ao saci mais tarde, ou a punição do saci será maligna.

Travessura conveniente: os sacis fizeram uma travessura que, por sorte, lhe ajudou. Gaste 1PM e jogue um dado: um resultado 4,5 ou 6 indica que o saci escondeu um objeto importante do vilão, assustou seu mascote, tirou o super aparelho de dominação global da tomada, ou apertou o botão de autodestruição, etc. Você pode fazer isso uma vez por cena.

Material de apoio:
Populariun 10-os barretes vermelhos
AGÊNCIA TRANSMÍDIA # 26 A – SACI, O MOCKUMENTÁRIO
AGÊNCIA TRANSMÍDIA # 26 B – SACI, O MOCKUMENTÁRIO
AGÊNCIA TRANSMÍDIA # 43 – MITOS E MONSTROS: FOLCLORANGERS, O SERIADO
COLECIONADOR DE SACIS




Lobisomem: o apocalipse para 3D&T- Tribos

Aqui você encontra a lista de Tribos de lobisomens já adaptadas (ainda falta muitas). Para entender melhor a adaptação, comece por  Lobisom...