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sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Encantados- Saci

"Isso na peneira é um Xis, não uma cruz!"
Dean Winchester, caçador sobrenatural

Sacis são duendes que parecem meninos negros com apenas uma perna (as vezes esquerda, outras direita e em alguns a perna vem do meio do tronco) e que usam carapuças vermelhas e cachimbo. Dentro deste "padrão" o saci pode aparecer de diversas formas, das mais simpáticas as mais horrendas.
Travessos, sacis adoram pregar peças e fazer pequenas maldades, como esconder objetos, assustar animais, etc. São muito comuns em áreas rurais, embora a cidade não os intimide.


Entre as habilidades mais conhecidas  estão uma grande força (dando surras em quem o desagrada) e se transformar em redemoinho e pássaros. Poucos sabem , mas sacis são conhecedores do poder das plantas medicinais, e alguns acreditam que são seus protetores.

O saci pode nem sempre ser mal, mas é um ser das trevas,
então símbolos cristãos o afastam. Tanto que isto é utilizado para captura-lo. O modo mais conhecido é o da peneira. Primeiro se consegue uma peneira com uma cruz bem visível em seu interior (é possível improvisar com objeto semelhante). Daí se joga encima do saci, geralmente quando está na forma de redemoinho (difícil achar saci de outra forma), tentando prender ele contra o solo. O saci tentará escapar da cruz, buscando uma saída. Agora o caçador pode tentar enfiar a mão e pegar sua carapuça (3D&T:Teste difícil de H, ou médio de Crime ou Investigação. Gurps: Teste da pericia punga, com penalidade de -5).Também pode colocar o bico de uma garrafa embaixo da peneira. O saci estará tão desesperado pra sair que irá entrar na garrafa. Imediatamente se deve fechar ela com uma rolha marcada com uma cruz (a cruz o impede se fugir). Depois de capturado, o saci estará está disposto a negociar sua liberdade, e a carapuça, se conseguiu roubar dele.

3D&T-Youkai, 9 pontos.
F 2,H 3,R 2,A 1,PDF 0.
Especializações:  Furtividade, Herbalismo, Punga.
Desvantagens: Insano- Fobia (simbolos cristãos), Fetiche (carapuça).

Redemoinho: gastando 2 PMs um saci pode se transformar em um redemoinho. Em forma de redemoinho ele tem F0, H+1e aceleração, além de imune a dano físico.

Travessuras: o saci pode lançar as seguintes magias: Pequenos desejos, que usa para azedar o leite, gorar ovos, sumir pequenos objetos, etc; Transformação, para virar diversos tipos de pássaros; Pânico, para apavorar os incautos, e Maldição das trevas, quando se sente criativo.

Tesouros:
Carapuça (5 PEs): se você conseguir tirar a carapuça de um saci, ele perde seus poderes e fará de tudo para a ter de volta. Porém, sem ela ele não pode usar os poderes redemoinho e travessuras. Lembre que o saci pode ser vingativo com quem rouba sua carapuça.

Cachimbo (5 PEs): com o cachimbo do saci (roubado ou dado de presente) alguem com a perícia Herbalismo (de Medicina ou sobrevivência) pode criar "fumos" com plantas medicinais que equivalem à poções sem a necessidade da vantagem Alquimista.



Gurps Lite quarta edição 
ST 15,DX 15,IQ 13,HT 12.
Hp:15,Von:13,Per:15,Pf:15.
Vel.básica: 7,Des.basico:7.
Esquiva:10,Aparar:10.
Briga 15, 1D+1 (cont)
Pericias: Acrobacia 15, Conhecimento de terreno 13, Jogo 15, Punga 15,Furtividade 15, Herbalismo 15.
Vantagens: Pulo do gato,Visão noturna 9, Equilibrio perfeito.
Desvantagens : Fobia (simbolos cristãos ).
Poderes especiais
Redemoinho: o saci pode assumir a forma de um redemoinho em um segundo. Na forma de redemoinho ele tem ST 3 e não sofre dano por ataques físicos.
Susto: assim que o saci surge, se ele assim desejar, quem o vê deve fazer um teste de verificação de pânico.
Transformação: o saci pode, sem custo algum ou limite; mudar de tamanho, assumir a forma de pássaros  (em especial os da familia dos cucos) e de um ser humano, sempre mancando de uma perna.
Travessuras: o saci pode fazer um teste de IQ para gerar  um pequeno efeito a uma distancia de até 10 metros. Os efeitos não podem causar dano. Alguns exemplos podem ser sumir um objeto pequeno, azedar a comida, encher a caixa de e-mail de SPAN, etc. Ele só pode fazer um teste para cada efeito por dia.
Carapuça: a carapuça é a fonte do poder do saci. Sem ela, não pode usar os poderes redemoinho ,transformação e travessuras .

Usando o saci: o saci é divertido tanto como um encontro aleatório (Ei, tem fogo aí?) como parte de uma trama elaborada. Lembre também que não é o saci, são os sacis, então você pode usar versões diversas dele.


Material de apoio:
Populariun 10-os barretes vermelhos
AGÊNCIA TRANSMÍDIA # 26 A – SACI, O MOCKUMENTÁRIO
AGÊNCIA TRANSMÍDIA # 26 B – SACI, O MOCKUMENTÁRIO
AGÊNCIA TRANSMÍDIA # 43 – MITOS E MONSTROS: FOLCLORANGERS, O SERIADO
COLECIONADOR DE SACIS




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