Pesquisar este blog

sábado, 1 de abril de 2017

Digimon para 3D&T



Quando criei a minha adaptação para Pokémon, não pensei apenas neste cenário. Imaginei que pudesse ser usado em vários outros em que os humanos (PJs) não teriam grande poder destrutivo (mesmo com armas), e usassem de outro meio de combate. Um bom exemplo seria todos os animes de robôs gigantes: o jogador faz sua ficha como um treinador, mas ao invés de receber um Pokémon inicial recebe um Mecha. Assim, temos um sistema mais bacana para interpretação (tendo 4 características para usar, ao invés de apenas 1) , e outro simples e direto para combate. Melhor que isso só o filho de Storyteller com D&D (não, pera, esse é o Ravenlot).

Então, vocês terão novas adaptações para diferentes animes. E qual o melhor para começar que o suposto rival de Pokémon: Digimon.

As duas séries são ao mesmo tempo semelhantes e diferentes. Crianças e seus amigos monstrinhos super-poderosos. Porém, Pokémon (no anime) é muito mais leve e despreocupado, além dos pokémons serem mascotes; já em Digimon as crianças estão em perigo, e os digimons são responsáveis pela sua proteção.

Esta adaptação leva em conta mais a série Digimon Adventure (1999-2000). Também levo em conta alguns elementos do Game Digimon World DS e Digimon World Champion.

Mas antes confira a a adaptação do Lancaster.

Criação de personagem- Digiescolhidos


As crianças (ou adolescentes, ou outra idade que o mestre quiser) são feitas com regras normais de criação de treinadores pokémon.
Todavia, elas podem adquirir apenas estas vantagens e desvantagens:Aparência Inofensiva, Arena, Boa Fama, Instrutor, Mentor, Patrono, Perito, qualquer especialização de perícia (Mas não a Perícia), Amnésia, Código de Honra, Deficiência Física, Devoção, Fúria, Guia, Inculto, Insano, Má Fama, Pacifista, Pobreza, Ponto Fraco, Procurado, Protegido Indefeso e Segredo.

Eles também seguem a pontuação normal de 3D&T (Ou seja, personagens novatos são feitos com 5 pontos, e assim por diante). Lembre que um dos maiores motivadores de Digimon  é a superação pessoal, então crie um background bem bacana para eles.

Criação de personagens- digimons


Os digimons não são limitados como os pokémons. Eles são inteligentes e tem vontade própria. Entretanto, o digimundo e o mundo humano então intercalados por algum motivo (que varia de acordo com a série).
Os digimons dos digiescolhidos tem um nivel acima deles (assim um digiescolhido comum possui um digimon novato). Para evitar redundâncias, digimons não podem ter as desvantagens Protegido indefeso (digiescolhido) e Devoção (proteger digiescolhido).

Nova vantagem única: Digimon (1 ponto).
Classificação: todo Digimon é feito de um tipo específico de dados, pertencente a uma familia, está em um determinado nível e representa uma espécie.
Exemplo: Agumon (Espécie) é um digimon Novato (Nível), Dragão (Família), e Vacina (Tipo).
Rivalidade: todo Digimon possuí a vantagem Inimigo contra uma de suas Familias rivais.
Resistência e fraqueza: todo Digimon possuí Armadura extra contra uma energia e Vulnerabilidade a uma outra.
Adaptação: todo Digimon, baseado em seu conceito (expresso em sua espécie), possuindo duas especializações, Movimentos especiais, sentidos especiais, ou combinação entre eles (como um movimento especial e um sentido especial).

Ao contrário de Pokémon, Digimon não possui informações tão boas quanto a sua classificação, espécies e games. Meio que cada game segue regras diferentes. Então, perdoem pela minha simplicidade (ou, me orientem).

Classificação Digimon


Tipos

Os Digimons são feitos de dados, que possuem 3 tipos.


Vírus: Os primeiros Digimons a surgirem, já que na história da criação, certo vírus havia invadido a rede no surgimento da Internet, e se multiplicado, dando origem a essas criaturas. Geralmente estes digimons são problemáticos, ou se desenvolvem em regiões decadentes (pântanos, esgoto, etc). Muitos são malignos (os digimaus), porém isso não é uma regra. Exemplos de Digimons do tipo vírus: Myostimon, Devimon, etc.

Vacina: Na história da criação, após a descoberta do vírus que estava causando diversos tipos de problemas a rede, foi lançada uma vacina para detê-los, dando origem assim a este tipo de Digimons. As criaturas do tipo vacina geralmente possuem uma boa índole e senso de justiça, mas o que não falta no mundo são ditadores bem intencionados. Exemplos: Leomon, Andromon, etc.

Data: Os Digimons deste tipo surgiram com a popularização da internet, com troca de dados, e-mails, downloads, e similares. Os monstros do tipo Data são seres geralmente pacíficos, exceto se forem provocados ou atacados, a maioria deles agem como animais, vivendo em grupos e com instinto de sobrevivência. Exemplos: Monochromon, Kuwagamon, etc.

Famílias 


Digimons são classificados em seis (6) famílias básicas. São importantes com relação a itens e alguns locais e eventos, alem de um se opor a outro (é mais parecido com as cores de Magic que os tipos de Pokémon).


Água: são os digimons aquáticos ou ligados ao elemento. Recebem a vantagem inimigo (Digimons Aves ou Dragões).

Ave: digimons baseados em aves, ou que voar é sua principal habilidade. Por isso, se opõem a digimons “rasteiros”; ou melhor, insetos. Recebem a vantagem inimigo (Digimons Água ou Insetos).

Dragão: compreende os digimons com aparência dragonica , reptiliana e dinossauros. Muitos dominam o elemento fogo. Recebem a vantagem inimigo (Digimons Água ou Fera).

Fera: digimons baseados em mamíferos, ou melhor; feras.
Recebem a vantagem inimigo (Digimons Dragão ou Maquinas).

Inseto: digimons insetos e plantas (que nem no TCG Pokémon). Recebem a vantagem inimigo (Digimons Aves ou Máquina).

Luz: Pokémon baseados em criaturas mitológicas benignas. Recebem a vantagem inimigo (Digimons Trevas).

Maquina: digimons inorgânicos, feitos de metal, pedra, poluição, coco. Recebem a vantagem inimigo (Digimons Feras ou Insetos).

Trevas: Pokémon baseados em criaturas mitológicas malignas, ou no minimo politicamente incorretas. Obviamente, se opõem aos digimons da Luz. Recebem  a vantagem inimigo (Digimons Luz).

Não há digimons de tipo duplo. Assim, embora Metalgarurumon seja uma um lobo android, ele pertence ao tipo fera, não Fera/Maquina.

Resistências e fraquezas
Cada Digimon possui Armadura extra contra um tipo de energia e Vulnerabilidade a outro. Além dos cincos tradicionais (Fogo,Frio,Elétrico, Químico, Sonico) considere como tipos de energia Luz e Trevas.

Nível de digivolução


Digimons digivoluem, mudando de forma e ficando mais poderosos. São no total seis (fases), que são:

Bebê (0 pontos): geralmente em forma de uma bolinha, esse Digimon acabou de sair do ovo (digitama), que vem de algum lugar. Eles não possuem Tipo,Família (aí, aí,aí, digimon não tem pai) e nem a vantagem única Digimon.

Em-treinamento( 2 a 4 pontos): um pouco mais desenvolvido, já é capaz de lutar. Possui uma classificação de Familia, mas não possui a vantagem digimon.

Novato (5 a 9 pontos): já tem certa experiência, mas não muita. Já recebe a Vantagem única Digimon.

Campeão (10 a 14): um digimom mediano. Já passou pelo sua fase mais crítica.

Último (15 a 19): qualquer Digimon que chega a este nível é acima da média.

Extremo (20 adiante): o Maximo que um digimom pode atingir...sem ajuda.

Não compreendi ainda os dados dos digimons nos games (só joguei Digimon Word DS e Digimon World Championship), mas acredito que esta pontuação seja justa. Claro, se o mestre não concordar, pode mudar o que quiser.

Sempre que o Digimon evolui toda sua ficha pode ser refeita.

Talvez achem essa pontuação fraca para Digimon. Mas, em meus playtestes de Pokémon percebi o como é difícil lidar com personagens com muitos pontos. Os desafios são complicados de criar.E depois, é 3D&T. F3 é força pra caramba.

Morte


Digimons morrem. Sim, eles morrem. Porém, seus dados voltam para matriz e se tornam um digitama (tipo um ovo), que chocará em um digimon bebê. Os digimons dos digiescolhidos mantém a memória quando por acaso morrem.

Jogando Digimon Rpg


Agora vem a descisão de como será realmente o jogo. Minhas sugestões são:


Os jogadores serão os digiescolhidos: assim, os digimons serão interpretados pelo mestre. Pode ser frustrante para os jogadores ficar fora da ação, mas é mais parecido com o anime.

Os jogadores serão os digimons: essa é muito interessante. Os digimons irão ajudar os digiescolhidos a se superar, e o sentimento entre eles permitirá a digievolução. O mestre pode criar crianças bem problemáticas.

Cada jogador interpreta um digiescolhido e um Digimon: pessoalmente, eu recomendo este. Cada jogador cria um Digimon e um Digiescolhido. O mestre então sorteia duplas de jogadores, em que o Digimon de um será o companheiro do digiescolhido de outro. Embora possa ser problematíco para organizar, vai dar uma experiência única de interpretação. O mestre dá pontos de experiência para a dupla Digiescolhido/Digimon.

Dane-se os digiescolhidos (ou não): não existem digiescolhidos, ou os digimons são os digiescolhidos. Ou ainda, os jogadores são crianças jogadas no digimundo e convertidas em digimons.

Quando ocorre a digievolução? Nos caso dos digimons selvagens, quando adquirem pontuação suficiente, claro. Já os Digimons dos digiescolhidos digivolvem dependendo da necessidade.

Quando a digievolucão for necessária, O digiescolhido deve gastar uma quantidade de pontos Heroicos (ou o dobro de PMs, caso não queira usar minha regras de treinadores pokémon) para o Digimon evoluir. Veja a tabela abaixo:


  • De bebê para Em Treinamento : caso seu digimom morra e volte a ser um digitama, você terá que esperar 1D horas para ele chocar e 1D dias para ele passar de Bebê para Em Treinamento.
  • De Em Treinamento para Novato: O Digimon levará umas 1D horas para poder voltar a fase Novato.De modo geral essa é a fase que os Digimon ficam.
  • De Novato para Campeão : apenas 1PH/2PM. A transformação dura uma cena, e ele retorna a fase Novato. 
  • De campeão para Ultimo: 2PH/4PM. Infelizmente, o esforço é tão grande que ele retorna a fase Em treinamento. 
  • De Ultimo para extremo:4PH/6PM. O digimon também retorna à fase Em Treinamento. 

Evolução maldita: de modo geral, a evolução ocorre sem problemas. Porém, se o mestre sentir que estão abusando do poder, agindo de forma inapropriada, egoísta ou cruel, pode impor uma evolução maldita. O digiescolhido e o digimon fazem um teste de Resistencia: se um deles falhar o Digimon se torna uma versão grotesca e violenta dele, e ataca tudo e todos sem piedade. Ele precisará ser derrotado, e no fim voltará a ser um digitama.

Campanha

Uma campanha de Digimon deve possuir um grande mistério por trás. Quem esperaria o vilão da primeira série? E da segunda, terceira, quarta... jogue os jogadores em uma situação inesperada e desconhecida atrás da outra. Os confunda. E mais importante; de sentimento aos vilões. No mínimo, o principal.


Mas não esqueça o humor. Em especial no Digimundo. Abuse do surreal. Geladeiras cheias de ovo do nada. Nunca vou esquecer disso.

Lobisomem: o apocalipse para 3D&T- Tribos

Aqui você encontra a lista de Tribos de lobisomens já adaptadas (ainda falta muitas). Para entender melhor a adaptação, comece por  Lobisom...