Pesquisar este blog

sábado, 1 de abril de 2017

Digimon para 3D&T


Digimon (デジモン Dejimon?, também chamado de Digital Monsters e estilizado como DIGIMON) é uma franquia de mídia japonesa, distribuída pela Bandai e criada por Akiyoshi Hongo. Surgindo em 1997 como uma variação do bichinho virtual Tamagotchi, Digimon baseia-se em temas como monstros, ficção científica, linguagem computacional e é inspirada pela espiritualidade tradicional japonesa. 

A trama básica de uma história digimon, que conta com diversos animes, games e mangas; é crianças humanas sendo transportadas ao mundo dos digimom (digimundo) onde se tornam parceiros de alguns digimon; que se tornam capazes de se transformar em versões mais poderosas graças às crianças; e precisam derrotar um grande vilão. Como são muitas produções, os elementos acima aparecem das mais diversas formas.

Ao contrário de outras franquias baseadas em monstrinhos, digimon se mantém firme ao longos dos anos, devido tanto a qualidade de seus jogos, os bons desings e inspirações de suas criaturas, alémdo desenvolvimento dos protagonistas humanos, refletindo as vivências dos consumidores. Indo do terror à comédia, digimon é uma obra eclética para todos. E não podia ficar sem uma adaptação para 3D&T.

Mas antes confira a a adaptação do Lancaster.

Criação de personagem- Digiescolhidos


Os personagens humanos, que dependendo da versão podem ser chamados de digiescolhidos, domadores Digimon, etc; são feitos com regras normais de criação de personagem. Mas para representar suas limitações perante ao poder dos digimon, suas características são limitadas em até 2 pontos cada. Em algumas animações e mangás, os humanos, geralmente através do digivice ou outro aparelho (Que pode ser representado pela desvantagem Fetiche), tem poderes especiais, como cura ou buffs (podendo assumir um papel de Baluarte ou Dominante). 
Recomendo evitar vantagens e poderes que causam dano (isso é papel dos digimon). 

Perícias humanas e Digimon

Geralmente nas séries os humanos são totalmente alheios a existência de digimon; não tendo nenhum conhecimento prévio, mas como os monstros digitais são baseados em elementos humanos, é possível se ter uma noção do comportamento e habilidades deles com testes de perícias variadas. Um exemplo disso é quando o Joe, tanto na série original quanto no Reboot de 2020, usa mantras para perturbar Digimon fantasmas e demoníacos. Assim, por essa lógica um personagem com a especialização mecânica pode tentar concertar um digimon robô ou veículo, um com veterinária pode cuidar de um Digimon animal, ciências proibidas e religião pode servir para identificar e lidar com Digimon místicos, etc. 

Criação de personagens- digimons


Os digimons não são limitados como os pokémons. Eles são inteligentes e têm vontade própria. Entretanto, o digimundo e o mundo humano estão intercalados por algum motivo misterioso, que varia de acordo com a série.

Nova vantagem única: Digimon (1 ponto).
Tipo: Youkai
Classificação: todo Digimon está em um determinado nível, possui um determinado Atributo, pertence a um tipo, representa uma espécie e está inserido num campo.
Rivalidade: todo Digimon possui a vantagem Inimigo contra um dos campos rivais ao seu.
Elemento: todo digimon domina pelo menos 1 elemento. Ele pode personalizar seu dano nesse elemento, e recebe a armadura extra e Vulnerabilidade indicadas por ele.
Adaptação: todo Digimon é baseado em um conceito (expresso em sua espécie), possuindo duas especializações, Movimentos especiais, sentidos especiais, ou combinação entre eles (como um movimento especial e um sentido especial), representando as características deste.

Não existe uma grande padronização nas informações de digimon, então talvez o que foi apresentado aqui pode não bater com o que você conhece ou prefere. Esteja à vontade para mudar o que quiser em seu jogo (como em qualquer RPG).

Classificação Digimon

As classificações são uma forma de trazer alguns elementos clássicos de digimon ao RPG. Se sua campanha for simples, você pode ignorar a maioria, mas elas podem ser elementos a ser explorado em uma mais estratégica. 

Tipo e Espécie


Tipo é um grupo ao qual a espécie do digimon pertence, e Espécie é o digimon em si, representado pelo seu nome, e pode possuir subespecies. É uma classificação raramente usada, mas pode ser aproveitada dependendo da criatividade do mestre.
Ex: Gabumon e Agumon são ambos dos tipos réptil, mas espécies diferentes. Já Agumon possui como subespecies o Black Agumon, Toy Agumon, Snow Agumon, Etc.

Atributos
Digimon são seres digitais, feitos de dados. O atributo indica de quais dados o digimon é feito.



Vírus: Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Assim, Digimon com esse atributo geralmente são problemáticos, se desenvolvem em regiões decadentes (pântanos, esgoto, etc) ou até corrompem outras áreas nelas. Muitos são malignos (os digimaus), porém isso não é uma regra. Exemplos de Digimons do tipo vírus: Myotismon, Devimon, Guilmon.


Vacina: o termo vacina é empregado para programas com a função de prevenir e combater vírus. Os digimon deste atributo geralmente possuem uma boa índole e senso de justiça, mas o que não falta no mundo são ditadores bem intencionados. Exemplos: Leomon, Andromon, Angemon, Cherubimon, Lucemon. 


Data: Os monstros do tipo Data são feitos de dados comuns, como arquivos Jpg, Pdf, Mp3, etc. Em números superam os vírus e vacina. Geralmente são pacíficos, exceto quando provocados ou atacados. Alguns agem como animais, vivendo em grupos e com instinto de sobrevivência. Exemplos: Monochromon, Kuwagamon, Togemon.


Livre: um digimon com o Atributo livre não possui um único Atributo específico. Geralmente são os Digimon nível armadura (veja adiante).


Variável: o atributo desde digimon muda constantemente, se adaptando a situação. Geralmente são do nível híbrido (Veja adiante).


Desconhecido: muito raros, seus dados são incompreensíveis e seus poderes são misteriosos. 


No lore de digimon existe uma relação de pedra, papel e tesoura entre os atributos: 


Vacina derrota vírus

Vírus derrota data

Data derrota vacina

O atributo livre é neutro 

O atributo híbrido derrota todos os outros


Embora exista uma lógica, optamos por priorizar uma rivalidade entre os tipos. Digimon usados pelos jogadores não podem pertencer ao atributo Livre ou Híbrido, exceto através de vantagens (que estão adiante).


Campos


Campos são algo semelhante a uma nação, família, clube… enfim; uma forma para os digimon se organizarem e conviverem. Digimon do mesmo campo costumam viver juntos, no mesmo habitat, e pensar de forma semelhante. Isso não significa que sempre seja harmonioso: os tiranos são muito comuns no digimundo. Uma espécie de digimon pode se enquadrar em vários campos, mas o indivíduo estará inserido em apenas um (ou seja, ao criar seu digimon deve escolher apenas um). Os campos possuem rivalidades entre si, representada pela vantagem Inimigo. Geralmente envolve uma disputa de território, mas questões ideológicas também fazem parte. Veja abaixo os campos possíveis: Caçadores de vírus: Digimon baseados em criaturas mitológicas benignas ou guerreiras. Não possuem um ambiente favorito. Recebem a vantagem Inimigo (Rugido do dragão e Soldados do Pesadelo). Espíritos da natureza: digimon baseados em animais comuns e seres elementais, habitando campos e bosques. Recebem a vantagem Inimigo (Protetores das Profundezas ou Império de metal). Guardiões alados: Digimon que voam ou habitam grandes altitudes. Recebem a vantagem Inimigo (Protetores das profundezas ou Tropas da selva). Império Metálico: Digimon máquinas e urbanos, vivendo em grandes cidades. São especialmente influenciados por coisas humanas. Recebem a vantagem Inimigo (Espíritos da Natureza ou Topas da Selva). Protetores das profundezas: são Digimon que habitam ambientes aquáticos, ou relacionados ao elemento água. Recebem a vantagem Inimigo (Guardiões alados ou Espíritos da Natureza). Rugido do Dragão: compreende os digimons com aparência dragonica , reptiliana, dinossauros e ligados ao elemento fogo. Adoram desertos e montanhas, de preferência vulcânicas. Recebem a vantagem Inimigo (Caçadores de vírus ou Soldados do Pesadelo). Soldados do Pesadelo: Digimon baseados em criaturas mitológicas malignas, perigosas, ou no mínimo problemáticas. Habitam regiões contaminadas, em ruínas (às vezes corrompem a região de outros campos). Recebem a vantagem Inimigo (Rugido do Dragão ou Caçadores de vírus ). Tropas da selva: Digimon típicos de regiões tropicais, geralmente plantas e insetos. Recebem a vantagem Inimigo (Guardiões alados e Império Metálico). Áreas sombrias: também chamada de Dark area. É uma espécie de mundo dos mortos do digimundo. Muitos digimon malignos vivem aqui. Não possuem uma relação de rivalidade específica: odeiam todos. Podem escolher qualquer campo como inimigo, mas não está acessível a jogadores. Elementos

Esses elementos foram escolhidos baseadas nos 10 guerreiros lendários, mas alguns games (como o Digimon Story: Cyber Sleuth) usam uma lista diferente, as vezes menor (e com outro nome, por que padronizar os jogos é para os fracos). Os elementos substituem as energias clássicas de 3D&T. Ao escolher um elemento, o digimon pode personalizar seu dano nele e recebe a Armadura extra e a Vulnerabilidade indicadas. Um digimon pode ter até 2 Elementos recebendo as armaduras extras e vulnerabilidades de ambos (em algumas combinações, a armadura extra de um elemento anula a vulnerabilidade do outro).
Água
Armadura extra: Fogo, Terra
Vulnerabilidade: Gelo, Vento

Fogo
Armadura extra: Gelo, Madeira
Vulnerabilidade: Água, Terra

Gelo
Armadura extra: Água, Vento
Vulnerabilidade: Fogo, Luz

Luz
Armadura extra: Trevas, Trovão
Vulnerabilidade: Metal, Gelo

Madeira
Armadura extra: Terra, Trevas
Vulnerabilidade: Fogo, Vento

Metal*
Armadura extra: Luz, Madeira
Vulnerabilidade: Trevas, Trovão

Trevas
Armadura extra: Metal, Trovão
Vulnerabilidade: Luz, Madeira

Trovão**
Armadura extra: Água, Metal
Vulnerabilidade: Luz, Trevas

Terra
Armadura extra: Fogo, Vento
Vulnerabilidade: Água, Madeira

Vento
Armadura extra: Água, Madeira
Vulnerabilidade: Gelo, Terra

*Metal na filosofia oriental é terra refinada, que inclui tanto o Metal em si como também pedras preciosas. ** eletricidade e as vezes som


Nível de digivolução

Bebê (1 ponto): geralmente em forma de uma bolinha, esse Digimon acabou de sair do ovo (digitama), que vem de algum lugar misterioso. 

Em-treinamento (2 a 4 pontos): um pouco desenvolvido, mas não muito. Ja é capaz de lutar. 

Novato (5 a 9 pontos): tem certa experiência, mas não muita. 

Campeão (10 a 14): um digimon mediano. Já passou pela sua fase mais crítica, mas a maioria  não supera esse nível. 

Perfeito (15 a 19): qualquer Digimon que chega a este nível é acima da média.

Mega (20 adiante): o Maximo que um digimon pode atingir...sem ajuda.

Existem níveis acima, mas estes são os mais comuns. Dependendo da proposta do jogo, pode-se usar a regra de escalas. Recomendo Sugoi para Perfeito e Kiodai para Mega.

Existem ainda dois níveis especiais:

Armadura: digimon que se evoluíram através de um item, geralmente um dos digiovos de Digimon adventure 02. Embora tenhamos visto apenas uma evolução para cada brasão no anime, em jogos existem muitas outras mais (sem contar as fanarts). Geralmente seu poder equivale ao de um digimon campeão, mas existem exceções. São geralmente do Atributo Livre.

Híbrido: um digimon surgido através de uma fusão. Os digiespiritos de Digimon frontier geram digimon híbridos quando se fundem a um humano ou digimon. Tem também as digievoluçoes de DNA do Adventire 02. Geralmente possuem poder equivalente ao de um digimon perfeito, mas há exceções. Seu Atributo costuma ser  o Híbrido.

Morte


Digimons morrem. Sim, eles morrem. Quando chegarem a 0 PVs, faça o teste de morte normalmente.

Quando digimons morrem seus dados são dissolvidos e seu digicore (um código que funciona como alma e DNA para os Digimon) volta para matriz e se torna um digitama (tipo um ovo), que chocará em um digimon bebê. Os digimons parceiros fazem esse processo próximo do evento de sua morte, mas outros vão ressurgir em um local específico para isso.

D
Os dados que os Digimon  liberam ao morrer podem ser absorvidos por outro. Isso não é o mesmo que se alimentar (existem bastante fontes de alimentos no digimundo, incluindo carne crescendo como plantas). Ao absorver dados,  o digimon pode converter eles em Pontos de Vida ou Magia extras, distribuídos como desejar (mas ele não pode acumular mais que RX3 PVs e PMs).
Entretanto, esse é um ato maligno, e gera um vício no Digimon, devendo fazer um teste de R: se falhar, adquire a desvantagem dependência (Dados de Digimon).

Jogando Digimon Rpg

Agora vem a descisão de como será realmente o jogo. Minhas sugestões são:

1)Os jogadores serão os humanos com digimon parceiros: os personagens jogadores fazem sua ficha com regras de humanos, e recebem gratuitamente a vantagem Aliado. Esse aliado será obrigatoriamente seu digimon. Ao contrário das regras normais, o digimon é que tem a pontuação acima (se você tiver a pontuação pessoa comum- 4 pontos-, seu digimon será da pontuação Novato -5 pontos).

2)Os jogadores são os digimons: essa é muito interessante. Os digimons jogadores irão ajudar os digiescolhidos a se superar, e o sentimento entre eles permitirá a digievolução. O mestre pode criar crianças bem problemáticas. Nesse caso, os humanos não têm fichas. Todos os jogadores devem comprar a desvantagem Protegido indefeso (seu humano parceiro), e esse ponto adquirido só pode ser gasto em habilidades do humano parceiro (por exemplo, especializações de perícias que ele conheça).

3)Cada jogador interpreta um humano e um Digimon: Cada jogador cria um humano e um Digiescolhido (use as regras da sugestão 1. O mestre então sorteia duplas de jogadores, em que o Digimon de um será o companheiro do humano de outro. Embora possa ser problemático para organizar, vai dar uma experiência única de interpretação. O mestre dá PEs para a dupla humano/Digimon.

4)Sem parceiros: Não existe uma dupla. Pode ser como no digimon Frontier, onde os humanos recebem espíritos para se tornarem os digimon ou uma história que envolva apenas digimon, mesmo que seja só no princípio (semelhante aos jogos da linha Pokémon Mystery Dungeon).

5)Coleção: incomum nos animes, mas popular nos games. Os jogadores possuem seu time de monstrinhos para batalhar em um torneio, e paralelo a isso combatem um grande vilão. Crie seu personagem usando as regras de humano. Você recebe a vantagem Aliado gratuitamente, sendo este um digimon (regras normais de Aliado) e pode adquirir outros por 5PEs cada. O mestre pode impor um limite de quantos digimon podem acompanhar o humano.

Novas vantagens 
Sempre que a vantagem se referir ao personagem, significa que ela foi pensada tanto para humanos quanto digimon. Caso exista uma diferença entre um e outro, o texto a indicará.  Recomendo a consulta do suplemento Manual do defensor.

Armadura extra (1 ponto)
Um digimon pode comprar a Armadura extra para seu próprio elemento por apenas 1 ponto.

Ataque debilitante (2 Pontos)
Ao utilizar esse ataque (que, ao comprar, deve ser associada a uma energia e a F ou PdF) o digimon deve gastar 3PMs. Se conseguir causar dano, o oponente faz um teste de R: se falhar, começa a perder 1PV por turno até chegar a Zero e desmaiar. O efeito cessa se o personagem receber cuidados (através de um teste de Medicina ou da especialização Remédios) ou  um efeito de cura. Essa vantagem pode ser comprado como poder de Ataque especial.

Ataque redutor de FA (1 ponto)
Ao utilizar esse ataque (que, ao comprar, deve ser associada a uma energia e a F ou PdF) o digimon deve gastar no mínimo 2PMs, e no máximo o dobro de sua Resistência. Se conseguir causar dano, o oponente faz um teste de R: se falhar, sofre uma penalidade na sua FA total igual a metade dos PMs gastos. É possível reduzir em até -5 a FA, e o efeito dura uma cena. Essa vantagem pode ser comprado como poder de Ataque especial.

Ataque redutor de FD (1 ponto)
Ao utilizar esse ataque (que, ao comprar, deve ser associada a uma energia e a F ou PdF) o digimon deve gastar no mínimo 2PMs, e no máximo o dobro de sua Resistência. Se conseguir causar dano, o oponente faz um teste de R: se falhar, sofre uma penalidade na sua FD total igual a metade dos PMs gastos. É possível reduzir em até -5 a FA, e o efeito dura uma cena. Também pode ser comprado como poder de Ataque especial.

Atributo híbrido (2 pontos)
Seu digimon pertence ao atributo híbrido, estando imune à vantagem de atributos, mas podendo adquirir qualquer uma delas, podendo inclusive mudar a escolha de atributo da vantagem ao custo de 2PMs por turno.

Atributo livre (1 ponto)
Seu digimon pertence ao atributo livre, estando imune às vantagens de atributos, mas incapaz de adquiri-las. 

Confundir (1 ponto)
Ao utilizar esse ataque (que, ao comprar, deve ser associada a uma energia e a F ou PdF) o digimon deve gastar  2PMs. Se conseguir vencer a FD do oponente, ele não sofre dano mas deve fazer  um teste de R: se falhar, sofre o efeito de confusão por uma quantidade de turnos igual a diferença entre FA e FD. Sempre que um personagem confuso fizer uma ação, deve jogar 1D para decidir o que fazer:
  1. Foge o mais rápido possível
  2. Dirige sua ação a um alvo próximo.
  3. Não pode agir.
  4. Faz uma bobagem inútil.
  5. Desorientado, se machuca perdendo 1D PVs.
  6. Age normalmente.
Elemento extra (1 ponto)
Com essa vantagem o digimon tem acesso a um novo elemento, podendo personalizar seu dano e efeitos nele. O digimon não recebe a Vulnerabilidade nem a Armadura extra correspondentes.

Evolução (2 Ponto +)
Essa vantagem permite a evolução do personagem. Ela custa 2 pontos, que em jogos de dupla Humano e digimon pode ser dividida entre eles, mas escolha quem Evoluí. Quando desejar a evolução, o personagem ou dupla gasta uma ação completa e até 5PMs: o personagem escolhido se torna um novo digimon, feito com sua pontuação original mais 1 ponto por PMs gastos. Geralmente esse digimon será do nível seguinte ao digimon original, ou se for um humano que Evoluí será um do nível Armadura ou Híbrido (ainda deve adquirir as vantagens. A transformação dura uma cena.
Essa vantagem pode ser usada mais uma vez, gastando-se mais PMs e atingindo um novo nível, porém apenas com a permissão do mestre (geralmente após conseguir um  item específico, como os brasões do Digimon Adventure). 
O mestre pode, ocasionalmente; exigir um teste de Resistência, principalmente se os personagens estiverem passando por um momento complicado fisicamente ou emocionalmente. Uma falha resulta numa evolução maldita: o jogador perde o controle do personagem que começa a atacar todos em volta.

Destruidor de … (1 ponto)*
Ao comprar essa vantagem escolha uma das classificações opostas ao seu digimon, podendo ser o Atributo que ele tem vantagem ou o campo que escolheu como inimigo. Quando o enfrenta, recebe FA+1 e seus ataques críticos são obtidos com um 5 ou 6 no dado. O efeito é cumulativo: enfrentar um inimigo contra o qual você tem Destruidor contra seu Atributo e campo lhe dá FA+2 e críticos com resultados 4, 5 ou 6.

Invulnerabilidade (1 ponto)
Seu digimon pode comprar Invulnerabilidade a algum elemento cujo possua Armadura Extra.

Opositor de …(1 ponto)*
Ao comprar essa vantagem escolha uma das classificações opostas ao seu digimon, podendo ser o Atributo que ele tem vantagem ou o campo que escolheu como inimigo. Quando o enfrenta, recebe FD+1 e suas defesas críticas são obtidas com um 5 ou 6 no dado. O efeito é cumulativo: enfrentar um inimigo contra o qual você tem Destruidor contra seu Atributo e campo lhe dá FA+2 e críticos com resultados 4, 5 ou 6.

Poder especial (1 Ponto ou +)
Com essa vantagem o personagem pode adquirir as magias aprendidas normalmente com as vantagens Magia Branca /Elemental/ Negra e Arcano.  Para cada ponto gasto na vantagem o personagem recebe dois créditos para comprar magias, e custo varia de acordo com o gasto de PMs original da magia:
1 créditos para magias que gastam até 5 PMs, 2 créditos para as que consomem de 6 a 20 PMs 
3 créditos para as demais. 
O personagem ainda é limitado pela Habilidade nos PMs que pode gastar numa Magia, porém qualquer outra exigência a magia que personagem não tenha, geralmente as Vantagems Clericato ou Paladino; pode ser ignorada adicionando ao gasto final 1PM por cada exigência ignorada. As magias deixam de ser classificadas em escolas, e sim nos elementos digimon.
Obs: digimon, exceto NPCs, não podem comprar as vantagens mágicas em si.


2 comentários:

Sentinelas: Super heróis brasileiros para 3DeT Victory

Estou de volta, agora no 3DeT Victory. Para a primeira publicação no sistema novo, um remake da adaptação que Sentinelas, os heróis brasilei...