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segunda-feira, 6 de maio de 2019

Adaptação: Hi-Brazil para 3D&T- Vantagens unicas

Este artigo é um resumo dos reinos que formam o cenário de Hi-Brazil. Para saber mais desta adaptação, clique neste Link


Afrikans
Os afrikans são um povo considerado exótico, arrancados de sua terra natal pelo Imperador e seus magos para servirem como escravos. São facilmente identificados pela pele negra. Apesar de hoje apenas o Império utilizar trabalho escravo (embora se encontre por todo continente algumas fazendas e manufaturas que usem escravos ilegais), afrikans ainda sofrem de preconceito, considerados por muitos uma minoria indesejada.

Existem três variantes de afrikans:

Youruba (-1 ponto)
De estatura igual aos humanos, são os mais numerosos.
    • Tipo: Humano
    • Versatilidade: Yourubas recebem duas especializações gratuitas, ou podem comprar uma perícia por 1 ponto.
    • Má fama: apesar dos seus esforços; Yourubas ainda sofrem preconceito.
   
Banto (1 ponto)
Gigantes de 2,5 metros, habitavam as savanas afrikaanas em aldeias nômades.
    • Tipo: Semi-humano.
    • F+2,A+1.
    • Sentido especial: Visão aguçada e especialização: Corrida. Bantos são rápidos e vem longe, características importantes numa savana.
    • Má fama: onde um banto vai, olhares desconfiados o seguem.
    • Modelo especial: por seu tamanho, bantos tem dificuldade em achar equipamentos adequados.
   
Pigmeu (0 ponto)
Esse povo pequeno e com dentes afiados como tubarão viviam nas profundezas das florestas afrikanas, sendo mestres em armadilhas e sobrevivência.
    • Tipo: Semi-humano.
    • H+1,PdF+1.
    • Podem comprar a pericia sobrevivência por 1 ponto.
    • Modelo especial: pigmeus precisam fazer seu próprio equipamento.
    • Má fama: Pigmeus já são meio estranhos na Afriká, e a situação escravista só piorou. A maioria prefere se esconder nas matas.

 Amazona (2 pontos)

Amazonas são mulheres guerreiras misticas vindas da Velha Arcádia. Elas chegaram em Hi-Brazil quando um navio explorador delas foi pego por uma tempestade mágica, indo parar no litoral da Floresta das chuvas.
A sociedade amazônica não tem espaço para homens. Elas os procuram apenas quando decidem ter crianças. As meninas serão amazonas, e os meninos geralmente são entregues aos pais.
    • Tipo: Semi-humano
    • F+1 ou PdF+1,A+1. Amazonas são treinadas para o combate.
    • Aptidão para esportes. Amazonas recebem duas especializações de Esportes, e podem comprar a perícia por 1 ponto.

E as icamiabas?


Icamiabas é a versão do mito das amazonas, mas sem a referencia grega, e sim indígena. Elas não são mencionadas no livro básico,mas nada lhe impede de usa-las. Hi-Brazil (e o Multiverso de Arcadia) não são limitantes (é um samba do crioulo doido) e as duas versões podem coexistir. O como elas interagiriam depende do mestre. Só recomendo substituir a aptidão por esporte por Aptidão a sobrevivência: icamiabas recebem duas especializações de Sobrevivência, e podem comprar a perícia por 1 ponto.

Anões (1 ponto)
Os anões de Hi-Brazil usam as regras normais de 3D&T, exceto que seus inimigos são os trolls, kanaymas e homens-rato. São famosos pelo sotaque, bebidas e queijo (por isso são inimigos dos homens-rato).

Duendes (1 ponto)
Duendes são os principais habitantes do reino de Guiany. Também chamados de elfos, possuem orelhas pontudas, pele de cor exótica (verde, azul, etc) e gostam de usar roupas coloridas. Gostam de viver em contato com a natureza, morando em tocas ou nas árvores.
    • Tipo: youkai (em Hi-Brazil se usa o termo encantado).
    • H+1.
    • Aparência inofensiva.
    • Aptidão para magia: Podem comprar uma vantagem magica (Magia Branca, Elemental ou negra) por 1 ponto.
    • Falar com animais: duendes podem falar com animais livremente.
    • Modelo especial: duendes raramente passam de 1 metro.

Goblins (-2 pontos)
Os goblins de Hi-Brazil são originários do deserto da Caatinga. São pequenos, possuem pele com tons terrosos e orelhas e nariz pontudos. Foram os primeiros a sofrer na mão do Imperador e seus coronéis. Muitos fugiram para a Floresta das chuvas e Hi-Brazil, onde nem sempre são bem vindos.
    • Tipo: Humanóide
    • Testes de Resistência +1: Goblins são habituados aos rigores da vida.
    • Visão na penumbra: goblins estão acostumados com a noite, mais agradável na caatinga que o dia.
    • Aptidão para tudo: goblins aprendem rápido para sobreviverem. Ele pode comprar uma Perícia completa por 1 ponto (apenas uma).
    • Má Fama: a maioria dos humanos acha os goblins grotescos e não gostam de os ter por perto, exceto para trabalhos baratos.
    • Magia: Para goblins, ser um conjurador é mais difícil. Magia Branca, Elemental e Negra custam 3 pontos cada. No entanto, um goblin com Clericato pode comprar Magia Branca pelo custo normal (2 pontos).
    • Modelo especial: Goblins são baixinhos.

Gabiru (-1 ponto)
Gabirus são resultados da relação entre goblins e humanos. Alguns tem a sorte de terem um pai e uma mãe presentes, mas a maioria nasce da violência, seja de ataques de bandidos goblins a vilas humanas ou da exploração de senhores humanos a servas goblins. Gabirus parecem humanos, mas com feições bem acentuadas, considerados "feios", mas muitos contornam isso com lábia e humor.
A vantagem única gabiru é igual ao goblin, exceto por não possuir modelo especial e ser do Tipo: Semi-humano.


Índio (-1 ponto)
Índios são os habitantes originais de Hi-Brazil. Vivem em aldeias, num estilo de vida considerado simples e primitivo por outras raças. Existem centenas de tribos indígenas, cada uma com seus próprios costumes e relações diferentes com outras raças.
    • Tipo: humano.
    • Versatilidade: Índios recebem duas especializações gratuitas, ou podem comprar uma perícia por 1 ponto.
    • Má fama: infelizmente índios ainda são vistos como primitivos e selvagens.
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Meio-Kanayma (1 ponto)
Resultado da união (forçada) de Kanaymas e mulheres, os meio-kanaymas nascem como crianças normais, mas com uma cauda felina. Ao entrarem na adolescência, começam a desenvolver garras, presas e pelagem, sendo impossível esconder sua origem.
    • Tipo: Semi-humano.
    • F+1,H+1. Pela herança felina, Meio-Kanaymas são fortes e ágeis.
    • Salto: Meio-Kanaymas podem saltar até Hx10 m como ação de movimento.
    • Sentidos especiais: Audição aguçada e Visão na Penumbra.
    • Ma fama e Monstruoso: Meio-Kanaymas não conseguem esconder sua origem nefasta.


Mico-leão (0 ponto)

Esses pequenos macacos são originários da Mata dos Atlantes, mas hoje se espalharam por todo continente onde a aventura os chame.
    • Tipo:Fera.
    • H+1. Micos são ágeis.
    • Movimento especial: Balançar e Escalada. Micos escalam tão facilmente como caminham, e se equilibram bem em cordas, galhos e cipós; o que é prático em navios piratas.
    • Modelo especial: Micos não passam de 60 cm.

Súlfido (1 ponto)
Súlfidos são uma raça de fadas muito bela. São altos (até 2,10 m), tem pele alva, orelhas pontudas, cabelos de cores claras e afinidade com natureza e magia. Preferem se isolar das outras raças, se considerando superiores.
Use as mesmas regras de elfo para os Súlfidos, incluindo exigências para kits e afins.

Meio-súlfido (0 pontos)
Apesar dos súlfidos viverem isolados, as vezes ocorrem relacionamento deles com outras raças, gerando meio-súlfidos. Eles não são bem aceitos pelos súlfidos, mas por herdaram a beleza deles interagem bem com humanos.
Seguindo a lógica acima, use as mesmas regras de meio-elfo.

Yanomami (1 ponto)
Yanomamis são uma tribo de índios gigantes (chegam fácil à 2,5m de altura) que vivem na floresta das chuvas. São aliados dos humanos, agindo muitas vezes como guias de bandeirantes.
Infelizmente existem os yamans, uma tribo dissidente deles, que prática o canibalismo.
    • Tipo: Semi-humano.
    • F+2,R+1.Yanomamis são gigantes.
    • Aptidão para sobrevivência: Yanomamis aprendem cedo o segredo da floresta. Podem comprar sobrevivência por 1 ponto.
    • Modelo especial e Má fama: Yanomamis são gigantes, o que gera desconfiança, além de as vezes serem confundidos com yamans.

Umanos (0 pontos)
São a raça mais abundante em toda Arcádia, vindos de todas regiões desta para colonizar o continente. São caracterizados principalmente por sua pele clara (quanto mais clara, mais belo o umano é considerado entre eles). Embora a maioria das raças os achem iguais aos yourubas e índios, muitos umanos são capazes de enumerar diversas diferenças entre eles e as outras duas raças. Nenhuma muito convincente. 
    • Tipo: Humano (?)
    • Versatilidade: Humanos recebem duas especializações gratuitas, ou podem comprar uma perícia por 1 ponto.

Outras Vantagens únicas
Hi-Brazil está aberto a todos, e tudo que você imagina existe em Arcádia. Então com uma boa história você pode jogar com qualquer V.U. A seguir, algumas que já possuem uma história.

Halfling
Existem duas cidades halflings em Hi-Brazil: Campinas e Pelotas. Tente adivinhar o porquê.

Anfíbio
Nos rios do grande pântano e Império existem os negros dágua, uma raça anfíbia. Lembram uma mistura de animais aquáticos numa forma humanóide (um é diferente do outro). Alguns são selvagens canibais, mas não é raro fazerem amizade com comunidades ribeirinhas. A V.U. anfíbio combina com eles.

Centauro
Os centauros são amigos das fadas, e foram bem-aceitos pelos súlfidos em seu reino. Vivem principalmente na região dos pampas; criando seus rebanhos.

Meio-dragão
Dragões existem em Hi-Brazil. Vieram de Nova arcádia atrás de novos covis e tesouros.

Minotauro
Os Minotauros são uma raça criada por Poseidon. Eles não são descendentes do minotauro original, de Creta, apenas baseado nele. São exímios navegantes, e gostam de uma boa luta. Só existem minotauros machos, geralmente se relacionando com fêmeas humanoides ou feéricas. Ao contrário dos minotauros de Arton, eles não são especialmente escravistas.

Anjo, Demônio, Meio-abissal, Meio celestial
Anjos são os soldados de Jizuis, diabos e demônios são lacaios do pé redondo, do coisa ruim, do cão, do tinhoso, do pé sujo, do mochila de criança, do Diabão …

Fada
As fadas nativas de Nova Arcádia habitam especialmente nos Reinos Súlfidos e Guiany. Obviamente existem fadas locais também.

Licantropo

Em Hi-Brazil, os licantropos (ou melhor, lobisomem) costumam assumir forma de cão, porco, touro, cavalo, carneiro ou bode, ou uma mistura destes animais. Das opções de condições de transformação indicadas no livro, a que combina melhor é a do protegido indefeso; já que o lobisomem brasileiro costuma ser muito protetor com a família; mas também pode substituir a condição da Lua cheia por noites de quinta feira. Eles não são vulneráveis a prata e sim ao sagrado (Magias lançadas por um personagem com clericato ou armas mágicas com o poder sagrado). O típico lobisomem Hi-brazileiro costuma parecer sempre doente, tem pouco ânimo e é paranóico (as Insanidades Depressivo e Paranóico lhe são recomendadas).

Meio-Gênio
Eles vem dos Reinos das 1.001 noites, terra dos contos de fada árabes.

Uma conversa sobre Má fama                                           "- "Galera, vocês acham errado dar Má Fama para Afrikans e Índios e goblins?"                                  " -Ou isso, ou dá Intolerância à todo o resto."

Esse é o trecho de um diálogo que ocorreu no grupo de apoiadores enquanto se adaptava o cenário. De fato, este é um assunto delicado. Em termos de regras, à Má fama combina com a situação de Afrikans, Índios, Goblins e Gabirus (ou negros, índios e brancos não tão brancos assim). Porém, por mais real que seja o preconceito; pode gerar uma situação incomoda em alguns jogadores ver a etnia (sua ou de seus amigos) ter "Má fama" em sua ficha. Pensei, então, nestas soluções:

  • Conversar: É sempre interessante conversar com os jogadores sobre os limites que se pode ir em jogo, não importa o que se joga. Mesmo o mais inocente cenário pode acabar gerando um momento desconfortável. Então, debater sobre o que pode ser tratado ou não sempre é uma boa ideia, principalmente no nosso caso: veja a posição de seus jogadores sobre essa questão, cite filmes/séries/novelas que tratam disso para ver a reação de seus colegas. Assim você pode medir o quão irá pesar a mão na desvantagem.
  • Ignorar: talvez você só queira uma desculpa para jogar com capoeristas, bandeirantes , cangaceiros, gaúchos e etc, com sotaque carregado brincando com referencias brasileiras. Não quer questionar os problemas sociais do Brasil e do mundo. Sem problema. Tem cenários melhores pra isso. Neste caso a presença de Má fama não faz mais sentido em algumas V.U., pois mesmo que você não esqueça este problema ele não será tratado de forma grave (racistas e xenófobos ou serão uma piada ou vilões de fato).  Retire a Má Fama das V.U. Afrikan, Índio, Goblim, Gabiru e Yanomami, o que aumenta o custo dessas V.U. em +1 ponto.
  • Inverta à situação: o conceito de privilégio branco é uma forma de pensar o racismo não no que os negros/Índios/e quaisquer outros "não-padrão" sofrem, e sim no que não acontece com brancos. Essa ideia pode ser usada em jogo. Retire a Má Fama das V.U. Afrikan, Índio, Goblim, Gabiru e Yanomami, o que aumenta o custo dessas V.U. em +1 ponto. E também adicione está vantagem ao jogo:

Status social (1 ponto)
Você faz parte de um grupo considerado superior dentro da sociedade, o que lhe garante alguns privilégios, como acesso alguns lugares ou empregos, vista grossa da polícia, favorecimento diante outros sem status etc. Em Hi-Brazil, essa vantagem faz parte da V.U. Anão e Súlfido , aumentando seu custo em +1, e pode ser adquirida por Amazonas, Umanos e Meio-súlfidos.

Perceba que isto joga todas as outras V.U. no mesmo grupo desfavorecido de Afrikans, Índios e goblinóides, deixando o cenário ainda mais marcado pelo preconceito (e talvez mais realista).


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